Matérias

Carnaval com alegria e paz no trânsito!

Escrito por Portal ONSV

13 FEV 2015 - 16H54

"Carnaval

Para alguns, o Carnaval é tempo de alegria, festa e diversão. Para outros, uma oportunidade de recarregar as baterias para seguir o ano com tranquilidade. Seja qual for o seu perfil, é importante que este período seja aproveitado com responsabilidade.

Se for pegar a estrada, não se esqueça de fazer um check up completo no seu veículo e programar a viagem com antecedência para não ter imprevistos. E, a principal dica para os foliões ou mesmo para quem vai descansar: se beber, não dirija!

Dados da Seguradora Líder DPVAT demonstram que, nos últimos anos, as ocorrências de acidentes – indenizados pelo Seguro DPVAT – envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval (compreendendo o período da sexta-feira até a quarta feiras de cinzas), tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, entre 2010 e 2014, cresceram 156%. Estes números ainda podem aumentar, lembrando que o prazo para pedido de indenização é de até 3 anos.

Além disso, a cobertura com maior crescimento de ocorrências é invalidez permanente, com 174%, sendo que os casos envolvendo motocicletas cresceram 208%.

Os sábados e domingos do Carnaval são os dias da semana deste feriado que apresentaram maior incidência de ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT nos últimos 5 anos. Nestes dias foram observadas mais de 40% dos registros de acidentes. Mas, também durante o resto do ano, os dias de maior incidência de ocorrências, indenizadas pelo Seguro DPVAT, são os sábados e domingos. Em 2014, 59% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, que aconteceram nos dias de fim de semana do carnaval, ocorreram no domingo enquanto 41% foram registrados no sábado. Já nos dias normais, 52% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, nos dois dias de fim de semana, ocorreram no domingo enquanto 48% no sábado.

Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando, ainda entre 2010 e 2014, percentuais superiores a 54%.

Aproveite o Carnaval com tranquilidade e sempre pensando na sua segurança. Se for consumir bebida alcoólica, dê preferência ao transporte público. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o metrô funcionará 24h por dia nos dias de folia.

Pule, mas pule fora de qualquer ato de irresponsabilidade. Brinque, mas leve a vida a sério. Bom Carnaval!

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito

Confira também o Programa Observar - Álcool produzido pelo OBSERVATÓRIO.

 

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.