Matérias

Carnaval com alegria e paz no trânsito!

Escrito por Portal ONSV

13 FEV 2015 - 16H54

"Carnaval

Para alguns, o Carnaval é tempo de alegria, festa e diversão. Para outros, uma oportunidade de recarregar as baterias para seguir o ano com tranquilidade. Seja qual for o seu perfil, é importante que este período seja aproveitado com responsabilidade.

Se for pegar a estrada, não se esqueça de fazer um check up completo no seu veículo e programar a viagem com antecedência para não ter imprevistos. E, a principal dica para os foliões ou mesmo para quem vai descansar: se beber, não dirija!

Dados da Seguradora Líder DPVAT demonstram que, nos últimos anos, as ocorrências de acidentes – indenizados pelo Seguro DPVAT – envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval (compreendendo o período da sexta-feira até a quarta feiras de cinzas), tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, entre 2010 e 2014, cresceram 156%. Estes números ainda podem aumentar, lembrando que o prazo para pedido de indenização é de até 3 anos.

Além disso, a cobertura com maior crescimento de ocorrências é invalidez permanente, com 174%, sendo que os casos envolvendo motocicletas cresceram 208%.

Os sábados e domingos do Carnaval são os dias da semana deste feriado que apresentaram maior incidência de ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT nos últimos 5 anos. Nestes dias foram observadas mais de 40% dos registros de acidentes. Mas, também durante o resto do ano, os dias de maior incidência de ocorrências, indenizadas pelo Seguro DPVAT, são os sábados e domingos. Em 2014, 59% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, que aconteceram nos dias de fim de semana do carnaval, ocorreram no domingo enquanto 41% foram registrados no sábado. Já nos dias normais, 52% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, nos dois dias de fim de semana, ocorreram no domingo enquanto 48% no sábado.

Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando, ainda entre 2010 e 2014, percentuais superiores a 54%.

Aproveite o Carnaval com tranquilidade e sempre pensando na sua segurança. Se for consumir bebida alcoólica, dê preferência ao transporte público. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o metrô funcionará 24h por dia nos dias de folia.

Pule, mas pule fora de qualquer ato de irresponsabilidade. Brinque, mas leve a vida a sério. Bom Carnaval!

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito

Confira também o Programa Observar - Álcool produzido pelo OBSERVATÓRIO.

 

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto