Para alguns, o Carnaval é tempo de alegria, festa e diversão. Para outros, uma oportunidade de recarregar as baterias para seguir o ano com tranquilidade. Seja qual for o seu perfil, é importante que este período seja aproveitado com responsabilidade.
Se for pegar a estrada, não se esqueça de fazer um check up completo no seu veículo e programar a viagem com antecedência para não ter imprevistos. E, a principal dica para os foliões ou mesmo para quem vai descansar: se beber, não dirija!
Dados da Seguradora Líder DPVAT demonstram que, nos últimos anos, as ocorrências de acidentes – indenizados pelo Seguro DPVAT – envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval (compreendendo o período da sexta-feira até a quarta feiras de cinzas), tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, entre 2010 e 2014, cresceram 156%. Estes números ainda podem aumentar, lembrando que o prazo para pedido de indenização é de até 3 anos.
Além disso, a cobertura com maior crescimento de ocorrências é invalidez permanente, com 174%, sendo que os casos envolvendo motocicletas cresceram 208%.
Os sábados e domingos do Carnaval são os dias da semana deste feriado que apresentaram maior incidência de ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT nos últimos 5 anos. Nestes dias foram observadas mais de 40% dos registros de acidentes. Mas, também durante o resto do ano, os dias de maior incidência de ocorrências, indenizadas pelo Seguro DPVAT, são os sábados e domingos. Em 2014, 59% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, que aconteceram nos dias de fim de semana do carnaval, ocorreram no domingo enquanto 41% foram registrados no sábado. Já nos dias normais, 52% dos acidentes com vítimas fatais, indenizados pelo Seguro DPVAT, nos dois dias de fim de semana, ocorreram no domingo enquanto 48% no sábado.
Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando, ainda entre 2010 e 2014, percentuais superiores a 54%.
Aproveite o Carnaval com tranquilidade e sempre pensando na sua segurança. Se for consumir bebida alcoólica, dê preferência ao transporte público. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o metrô funcionará 24h por dia nos dias de folia.
Pule, mas pule fora de qualquer ato de irresponsabilidade. Brinque, mas leve a vida a sério. Bom Carnaval!
Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito
Confira também o Programa Observar - Álcool produzido pelo OBSERVATÓRIO.
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Observador Certificado participa de entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ
Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé (RJ), Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior RJ, da TV Record.
CEO do Observatório participa de entrevista ao Diário do Grande ABC
Na edição do dia 30 de setembro de 2024 do jornal "Diário do Grande ABC", que abrange as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no estado de São Paulo, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de uma entrevista sobre os números alarmantes de sinistros de trânsito na Região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.