Matérias

CASOS DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE AUMENTAM EM CIDADES DA REGIÃO DE CAMPINAS/SP

Escrito por Portal ONSV

05 AGO 2022 - 11H11

Observador Certificado destaca os principais fatores que impulsionam esse aumento

O Jornal Bom Dia Cidade, da EPTV Campinas, emissora afiliada à TV Globo, destacou o aumento de casos de embriaguez ao volante em algumas cidades da região de Campinas, no interior do estado de São Paulo. O advogado, membro do Cetran/SP e da Câmara de Esforço Legal do Contran e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Delcides Araújo, foi ouvido pela reportagem e pontuou alguns possíveis motivos para o aumento desse tipo de infração de trânsito.

Em algumas cidades, houve aumento de ocorrências de trânsito em comparação ao período anterior à pandemia. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, Campinas tem 20 registros em média por mês. Em Americana, a média é de 14, seguido por Indaiatuba, com 10,6 casos.

Conforme destacou o Observador Certificado Delcides Araújo, entre os fatores desse aumento de casos de embriaguez ao volante está o retorno das atividades econômicas no pós-pandemia e aumento de fiscalização, que também é realizada com o etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro). De maneira geral, aumenta o número de pessoas transitando alcoolizadas

“Então na medida que você vai retomando a atividade econômica, vão sendo feitas novamente as fiscalizações de alcoolemia, com etilômetro, que naturalmente faz aumentar esse número de infrações e um terceiro dado, que é o subjetivo, que o Observatório verifica, que inclusive, é objeto de estudo por parte de segmentos da saúde, ligada ao trânsito, é a questão do tanto que a pandemia trouxe um abalo emocional, de ansiedade para todos nós. O álcool muitas vezes é usado como uma válvula de escape por algumas pessoas, dentro desse quadro de ansiedade”, ressaltou Delcides Araújo.

Para se ter uma ideia do aumento, em 2019, Campinas registrou 19 ocorrências por mês, já em 2020, início da pandemia de Covid-19, foram 17,3 infrações por mês, em 2021, 19,1 ocorrências por mês e este ano (2022), em média 20 registros por mês até o momento.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10818954/

Mudanca_prova_pratica_detran_pe
Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Programa_Observador_Certificado_Delcides_Araujo
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto