CEO DO OBSERVATÓRIO ALERTA PARA EVITAR QUE CRIANÇAS SEJAM ESQUECIDAS DENTRO DOS AUTOMÓVEIS NO AUTOESPORTE
Paulo Guimarães dá algumas dicas simples que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia
Casos de crianças esquecidas dentro de automóveis além de trágicos, não são raros. Para falar sobre essas fatalidades e como evitá-las, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem do Autoesporte.
Dados sobre o esquecimento de crianças em automóveis no Brasil ainda não foram divulgados – a mais recente aconteceu em dezembro de 2022, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No entanto, para se ter uma ideia da gravidade do assunto, mais de 900 crianças morreram nos Estados Unidos desde 1998 por terem ficado dentro de carros com temperaturas altas.
Além disso, em mais da metade desses casos, elas foram esquecidas por seus cuidadores. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA ainda estima que, em média, uma criança morre de insolação veicular a cada 10 dias.
De acordo com Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, essas tragédias estão ligadas às temperaturas altas do interior dos carros.
“Deixar as crianças no carro acaba sendo prejudicial em função da temperatura interna dos veículos, que acaba gerando um sufocamento. Se o automóvel estiver totalmente isolado, e se for por um longo período de tempo, essa isolação térmica pode acabar sendo irreparável, principalmente com bebês recém-nascidos, que são ainda mais frágeis”, explicou.
Paulo Guimarães ainda destacou que há orientações mais simples para resolver esse problema, como a de criar estratégias para se forçar a ir ao banco traseiro.
“A forma mais prática de não esquecer é colocar junto da chave do carro ou dos pertences algo que te lembre a criança. Há também a opção de colocar a sua bolsa ou a sua mochila no banco de trás. Então toda vez que você for pegar a bolsa, vai ver a criança. São coisas simples, mas que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia”, finalizou o CEO do OBSERVATÓRIO.
Leia a matéria completa: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2022/12/como-evitar-que-criancas-sejam-esquecidas-dentro-dos-carros.ghtml
Foto: Autoesporte/Divulgação

70 ÔNIBUS CLANDESTINOS DE VIAGEM APREENDIDOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE EM SÃO PAULO
O Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, apresentou dados referentes aos ônibus clandestinos de viagem interestadual apreendidos no primeiro trimestre do ano, partindo da cidade de São Paulo. O coordenador de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Augusto Borges, alertou para os riscos da viagem num ônibus clandestino.

MAIO AMARELO É DESTAQUE NA TV CÂMARA DE ASSIS/SP
A TV Câmara de Assis, no interior de São Paulo, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo realizadas em parceria entre o Observador Certificado, André Ferreira dos Santos, o Departamento Municipal de Trânsito, a Polícia Militar e o Sest-Senat, na última quinta-feira (25), no encerramento do mês de ações para a conscientização para o trânsito seguro.

RECORDE DE MOTOS NOVAS NAS RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.