Matérias

CEO DO OBSERVATÓRIO ALERTA PARA EVITAR QUE CRIANÇAS SEJAM ESQUECIDAS DENTRO DOS AUTOMÓVEIS NO AUTOESPORTE

Escrito por Portal ONSV

17 JAN 2023 - 10H01

Paulo Guimarães dá algumas dicas simples que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia

Casos de crianças esquecidas dentro de automóveis além de trágicos, não são raros. Para falar sobre essas fatalidades e como evitá-las, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem do Autoesporte.

Dados sobre o esquecimento de crianças em automóveis no Brasil ainda não foram divulgados – a mais recente aconteceu       em dezembro de 2022, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No entanto, para se ter uma ideia da gravidade do assunto, mais de 900 crianças morreram nos Estados Unidos desde 1998 por terem ficado dentro de carros com temperaturas altas.

Além disso, em mais da metade desses casos, elas foram esquecidas por seus cuidadores. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA ainda estima que, em média, uma criança morre de insolação veicular a cada 10 dias.

De acordo com Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, essas tragédias estão ligadas às temperaturas altas do interior dos carros.

“Deixar as crianças no carro acaba sendo prejudicial em função da temperatura interna dos veículos, que acaba gerando um sufocamento. Se o automóvel estiver totalmente isolado, e se for por um longo período de tempo, essa isolação térmica pode acabar sendo irreparável, principalmente com bebês recém-nascidos, que são ainda mais frágeis”, explicou.

Paulo Guimarães ainda destacou que há orientações mais simples para resolver esse problema, como a de criar estratégias para se forçar a ir ao banco traseiro.

“A forma mais prática de não esquecer é colocar junto da chave do carro ou dos pertences algo que te lembre a criança. Há também a opção de colocar a sua bolsa ou a sua mochila no banco de trás. Então toda vez que você for pegar a bolsa, vai ver a criança. São coisas simples, mas que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia”, finalizou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Leia a matéria completa: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2022/12/como-evitar-que-criancas-sejam-esquecidas-dentro-dos-carros.ghtml

Foto: Autoesporte/Divulgação

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.