Matérias

CEO DO OBSERVATÓRIO ALERTA PARA EVITAR QUE CRIANÇAS SEJAM ESQUECIDAS DENTRO DOS AUTOMÓVEIS NO AUTOESPORTE

Escrito por Portal ONSV

17 JAN 2023 - 10H01

Paulo Guimarães dá algumas dicas simples que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia

Casos de crianças esquecidas dentro de automóveis além de trágicos, não são raros. Para falar sobre essas fatalidades e como evitá-las, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem do Autoesporte.

Dados sobre o esquecimento de crianças em automóveis no Brasil ainda não foram divulgados – a mais recente aconteceu       em dezembro de 2022, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No entanto, para se ter uma ideia da gravidade do assunto, mais de 900 crianças morreram nos Estados Unidos desde 1998 por terem ficado dentro de carros com temperaturas altas.

Além disso, em mais da metade desses casos, elas foram esquecidas por seus cuidadores. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA ainda estima que, em média, uma criança morre de insolação veicular a cada 10 dias.

De acordo com Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, essas tragédias estão ligadas às temperaturas altas do interior dos carros.

“Deixar as crianças no carro acaba sendo prejudicial em função da temperatura interna dos veículos, que acaba gerando um sufocamento. Se o automóvel estiver totalmente isolado, e se for por um longo período de tempo, essa isolação térmica pode acabar sendo irreparável, principalmente com bebês recém-nascidos, que são ainda mais frágeis”, explicou.

Paulo Guimarães ainda destacou que há orientações mais simples para resolver esse problema, como a de criar estratégias para se forçar a ir ao banco traseiro.

“A forma mais prática de não esquecer é colocar junto da chave do carro ou dos pertences algo que te lembre a criança. Há também a opção de colocar a sua bolsa ou a sua mochila no banco de trás. Então toda vez que você for pegar a bolsa, vai ver a criança. São coisas simples, mas que podem ajudar a salvar a vida das crianças no dia a dia”, finalizou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Leia a matéria completa: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2022/12/como-evitar-que-criancas-sejam-esquecidas-dentro-dos-carros.ghtml

Foto: Autoesporte/Divulgação

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.