De acordo com o Detran-SP, entre janeiro e setembro de 2024, foram aplicadas, no estado de São Paulo, mais de 2,6 milhões de multas de trânsito. Um número 23% maior do que no ano passado, no mesmo período. Em 2023, entre os meses de janeiro e setembro, foram registradas 2,1 milhões de multas.
Entre os principais motivos estão: deixar de fazer o registro do veículo no prazo estipulado de 30 dias, falta de licenciamento e deixar de usar o cinto de segurança.
O CEO do Observatório, Paulo Guimarães, foi chamado para comentar a alta nos números, na reportagem que debateu o assunto no SP1, jornal diário da Rede Globo, que é transmitido para a cidade de São Paulo/SP e região.
"No ano passado houve uma atualização do processo digital, das ferramentas que o Detran-SP utilizava. E desde o ano passado, a aplicação dessas multas deixou de ser feita de forma manual e passou a ser feita de uma maneira automática. Dessa forma, você ganha um desempenho no monitoramento e na verificação das infrações que acontecem”, comentou Paulo Guimarães.
Carteiras suspensas
Segundo o Detran-SP, somente em 2024 154.601 mil CNH’s foram suspensas, no estado de São Paulo. Uma média de 636 por dia. A marca diária é maior que a de 2023, onde 535 carteiras foram suspensas, a cada dia, na média. No ano passado, o Detran-SP contabilizou mais de 180 mil carteiras suspensas. O órgão ainda aponta um aumento de CNH´s não renovadas.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.