Na edição do dia 30 de setembro de 2024 do jornal "Diário do Grande ABC", que abrange as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no estado de São Paulo, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de uma entrevista sobre os números alarmantes de sinistros de trânsito na Região.
A região voltou a apresentar dados preocupantes de mortes e sinistros de trânsito. Somente no mês de agosto, o Grande ABC registrou 609 sinistros. Desde janeiro, foram registrados 4.365, os maiores números da série histórica (iniciada em 2019), segundo dados do Infosiga. Foram considerados sinistros fatais e não fatais.
Segundo o CEO do Observatório, ainda não há elementos suficientes para atribuir o aumento ocorrido a um fator específico, mas ele destaca que se trata de um movimento nacional e não apenas na região. Para ele, isso pode estar relacionado ao crescimento do número de deslocamentos, o que pode contribuir para exposição da população aos sinistros de trânsito.
"Para lidar com isso, é fundamental investir em campanhas educativas, além de fiscalização constante.
A outra parte da responsabilidade compartilhada recai sobre o poder público. A infraestrutura para usuários vulneráveis ainda é muito deficiente.
Por fim, também há a responsabilidade dos demais usuários, com o motorista de automóveis e caminhões. Veículos maiores devem zelar pela segurança dos menores. Mesmo que o motociclista apresente um comportamento imprudente, ele não deve parar com a vida", disse o CEO ao jornalista Renan Soares, do Diário Grande ABC.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.