Na última quarta-feira, dia 30, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre uma possível mudança no processo de obtenção da CNH,atualmente em avaliação pelo governo. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi convidado a conceder entrevista e compartilhar o posicionamento do OBSERVATÓRIO sobre o assunto.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que o Governo Federal estuda eliminar a obrigatoriedade da autoescola para a obtenção da CNH, com o objetivo de reduzir o custo da habilitação. Segundo o Ministro, esse novo plano manteria as provas teórica e prática, mas permitiria que o candidato pudesse estudar de forma online, entre outras.
Para Paulo Guimarães, embora o detalhamento da nova medida ainda não tenha sido divulgado, trata-se de uma proposta preocupante.
“Sobretudo no que se refere ao alinhamento com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e com os princípios que orientaram a construção da proposta de uma nova formação de condutores”, afirmou o CEO.
Ele relembrou que essa proposta de requalificação da formação de condutores foi amplamente discutida entre 2013 e 2019, mas não avançou devido a interesses comerciais e forças políticas. Entre as diretrizes desse plano, destacam-se a valorização dos aspectos socioemocionais, percepção de riscos e compreensão de trânsito como espaço de convivência social.
Segundo ele, a retirada da exigência de formação estruturada contraria diretamente essas diretrizes, pois ignora a função educativa essencial do processo de habilitação. Paulo também ressaltou que qualquer projeto que proponha mudanças nessa área deve ser debatido com a sociedade, as instituições e os especialistas que atuam em prol da segurança viária.
“Não se trata de resistir à mudança, mas de garantir que ela não venha acompanhada de retrocessos. O trânsito brasileiro ainda mata mais de 35 mil pessoas por ano. A prioridade deve ser sempre salvar vidas. E a formação de condutores é uma das ferramentas mais eficazes nesse propósito”, concluiu Paulo Guimarães.
OBSERVATÓRIO participa de encontro institucional na Concessionária Tamoios
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou, nesta semana, de um encontro institucional promovido pela Desenvolve Vale, realizado na sede da Concessionária Tamoios.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH
Nesta quinta-feira, 31, o tradicional Jornal do Commercio, veiculado no estado de Pernambuco, abordou a proposta do Governo Federal de eliminar a obrigatoriedade das aulas práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A ideia, apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, tem gerado intensos debates no campo da mobilidade urbana.
CET-Rio faz ação educativa para encerrar Semana do Motociclista
Em parceria com a Uber, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a convite da CET-Rio e demais parceiros, realizam nessa sexta-feira, 01 de agosto, uma grande ação educativa, destinada exclusivamente aos motociclistas da cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.