Nesta quinta-feira, 31, o tradicional Jornal do Commercio, veiculado no estado de Pernambuco, abordou a proposta do Governo Federal de eliminar a obrigatoriedade das aulas práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A ideia, apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, tem gerado intensos debates no campo da mobilidade urbana.
Para contribuir com a discussão, a reportagem ouviu o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que destacou que a medida contraria diretamente o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRans).
“A retirada da exigência de formação estruturada ignoraria a função educativa essencial do processo de habilitação”, afirmou Paulo Guimarães.
O OBSERVATÓRIO alertou que a eliminação da exigência de aulas em CFCs compromete a qualidade da formação dos motoristas e ignora a importância da educação para o trânsito. Além disso, defende a valorização dos CFCs e dos instrutores como agentes de uma cultura de paz, e reforça que qualquer mudança deve ser amplamente debatida com a sociedade. O OBSERVATÓRIO reconhece que o custo da CNH é um desafio, mas destaca que o programa CNH Social já promove inclusão com qualificação, sem abrir mão da segurança.
Formação de condutores no Brasil: não podemos jogar a toalha
o OBSERVATÓRIO, por meio de seu CEO, Paulo Guimarães, também publicou um artigo aprofundando sua posição sobre o tema. Confira clicando aqui!
Leia a reportagem do Jornal do Commercio na íntegra, clicando aqui!
OBSERVATÓRIO participa de encontro institucional na Concessionária Tamoios
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou, nesta semana, de um encontro institucional promovido pela Desenvolve Vale, realizado na sede da Concessionária Tamoios.
CET-Rio faz ação educativa para encerrar Semana do Motociclista
Em parceria com a Uber, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a convite da CET-Rio e demais parceiros, realizam nessa sexta-feira, 01 de agosto, uma grande ação educativa, destinada exclusivamente aos motociclistas da cidade do Rio de Janeiro/RJ.
CNH sem autoescola? Governo avalia proposta e OBSERVATÓRIO se posiciona
Na última quarta-feira, dia 30, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre uma possível mudança no processo de obtenção da CNH,atualmente em avaliação pelo governo. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi convidado a conceder entrevista e compartilhar o posicionamento do OBSERVATÓRIO sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.