Matérias

CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH

Paulo Guimarães falou sobre o assunto ao Jornal do Commercio

Escrito por Portal ONSV

01 AGO 2025 - 11H37

Nesta quinta-feira, 31, o tradicional Jornal do Commercio, veiculado no estado de Pernambuco, abordou a proposta do Governo Federal de eliminar a obrigatoriedade das aulas práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A ideia, apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, tem gerado intensos debates no campo da mobilidade urbana.

Para contribuir com a discussão, a reportagem ouviu o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que destacou que a medida contraria diretamente o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRans).

“A retirada da exigência de formação estruturada ignoraria a função educativa essencial do processo de habilitação”, afirmou Paulo Guimarães.

O OBSERVATÓRIO alertou que a eliminação da exigência de aulas em CFCs compromete a qualidade da formação dos motoristas e ignora a importância da educação para o trânsito. Além disso, defende a valorização dos CFCs e dos instrutores como agentes de uma cultura de paz, e reforça que qualquer mudança deve ser amplamente debatida com a sociedade. O OBSERVATÓRIO reconhece que o custo da CNH é um desafio, mas destaca que o programa CNH Social já promove inclusão com qualificação, sem abrir mão da segurança.

Formação de condutores no Brasil: não podemos jogar a toalha

o OBSERVATÓRIO, por meio de seu CEO, Paulo Guimarães, também publicou um artigo aprofundando sua posição sobre o tema. Confira clicando aqui!

Leia a reportagem do Jornal do Commercio na íntegra, clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.