Depois de um dia de trabalho, de uma jornada nos estudos, ou do cumprimento de uma série de outros tipos de compromissos, tudo o que se quer é estar logo em casa para o merecido descanso. E em nome dele, por vezes, atitudes que podem inclusive impedir a concretização chegada esperada são tomadas no trânsito.
É certo que enfrentar congestionamentos faz parte do dia a dia dos moradores das grandes cidades. Então, se o problema é comum e não há a possibilidade de eliminá-lo, a melhor saída para quem está ao volante é: fique calmo. Irritar-se não vai diminuir o congestionamento.
Do mesmo modo, orienta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - ONSV, a gentileza pode garantir com maior tranquilidade a chegada para o descanso em casa. Permita, por exemplo, que algum outro condutor que estiver sinalizando interesse em ultrapassá-lo realize a manobra. Se você cometer algum erro, desculpe-se. Nada é mais importante do que a gentileza e a tranquilidade para que se realize uma condução segura.
Respeite também as faixas de pedestres já que muitos deles, certamente, anseiam chegar em casa depois de um dia de trabalho tanto quanto você. Da mesma forma, respeite os semáforos e as leis de trânsito em geral. Evite discutir ao volante ou aceitar provocações de outros motoristas. Se for possível, evite os congestionamentos e o trânsito pesado saindo de seu trabalho um pouco antes, ou depois, do horário de maior movimento.
Se existem regras para os condutores de veículos, elas existem também para os pedestres. Estar atento ao redor é uma delas. Fazer travessias nos locais indicados pela sinalização viária – como as faixas de segurança – é outra. Se onde estiver não existir faixa, evite atravessar em curvas ou esquinas, onde a possibilidade de não ser visto por condutores de veículos é maior nesses pontos.
Os pedestres devem caminhar sempre pelas calçadas. A regra ‘fazer ser visto’ é válida também para os pedestres, que devem estar sempre atentos sem, por exemplo, fones de ouvido para manter a audição liberada. Esqueça o celular também se estiver ao volante ou até mesmo transitando a pé. Pedestres devem, ainda, estar atentos aos semáforos ao passarem por garagens com saídas de veículos. Outra dica é: sempre que for atravessar uma via nunca saia detrás de ônibus, caminhões, postes ou outros objetos que possam impedir sua visualização por parte dos motoristas.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
TRÂNSITO E CIDADES SEGURAS
O canal Road Safety promove uma série de lives relacionadas às temáticas de segurança no trânsito e mobilidade urbana em celebração à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada de 18 a 25 de setembro. A live de ontem (20), “Trânsito e Cidades Seguras” teve como convidado, o head de Mobilidade Urbana, Pedro Borges.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Foi realizada na última sexta-feira (15), a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito em todo o estado de São Paulo, sob organização do governo estadual, por intermédio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado na cerimônia pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.