Matérias

DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE: CELEBRAR E REFLETIR

Pedestres ocupam a terceira posição entre as maiores vítimas de trânsito no país

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2023 - 11H19

Celebrada hoje, 08 de agosto, o Dia Internacional do Pedestre é mais um dia especial para refletirmos sobre os cuidados que todos devemos ter com quem está a pé, compartilhando os espaços no transitar, uma vez que o trânsito é um ambiente coletivo e diverso. Para ressaltar os cuidados e necessidade de conscientização, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta alguns dados gerais relacionados à mortalidade do pedestre no país.

Com base nos dados compilados pelo DataSus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil - em 2021, foram registrados cerca de 5.349 pedestres mortos por consequência de sinistros de trânsito no país, o que representa 16% de todas as vítimas fatais no trânsito.

Conforme ressalta o head de Mobilidade do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, “Por mais que a quantidade proporcional de pedestres mortos em sinistros de trânsito venha reduzindo nos últimos 10 anos, esse modal ainda representa uma grande parcela das vítimas fatais. Essa problemática fica mais evidente no espaço urbano, considerando que muitas cidades brasileiras ainda possuem dificuldade em estabelecer boas práticas de planejamento de transportes e uso do solo para garantir a segurança deste modal, explica.

Se considerarmos outros modais, no contexto nacional, os pedestres ocupam a trágica terceira posição de óbitos no trânsito, ficando apenas atrás dos ocupantes de automóveis (22%); e dos ocupantes de motocicletas (35%).

Homens acima dos 50 anos são as principais vítimas

Ao nos aprofundarmos um pouco mais nesses dados relacionados aos pedestres, observamos que a maioria das vítimas envolvidas nessas ocorrências de trânsito estava na faixa etária entre 55 e 59 anos (9%) e, com base no total das vítimas, 77% eram do sexo masculino.

O OBSERVATÓRIO produziu um relatório detalhado sobre pedestres no Brasil e você pode baixá-lo gratuitamente em: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/relatorio-estatistico-de-seguranca-viaria-pedestres-2020

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.