Celebrada hoje, 08 de agosto, o Dia Internacional do Pedestre é mais um dia especial para refletirmos sobre os cuidados que todos devemos ter com quem está a pé, compartilhando os espaços no transitar, uma vez que o trânsito é um ambiente coletivo e diverso. Para ressaltar os cuidados e necessidade de conscientização, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta alguns dados gerais relacionados à mortalidade do pedestre no país.
Com base nos dados compilados pelo DataSus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil - em 2021, foram registrados cerca de 5.349 pedestres mortos por consequência de sinistros de trânsito no país, o que representa 16% de todas as vítimas fatais no trânsito.
Conforme ressalta o head de Mobilidade do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, “Por mais que a quantidade proporcional de pedestres mortos em sinistros de trânsito venha reduzindo nos últimos 10 anos, esse modal ainda representa uma grande parcela das vítimas fatais. Essa problemática fica mais evidente no espaço urbano, considerando que muitas cidades brasileiras ainda possuem dificuldade em estabelecer boas práticas de planejamento de transportes e uso do solo para garantir a segurança deste modal, explica.
Se considerarmos outros modais, no contexto nacional, os pedestres ocupam a trágica terceira posição de óbitos no trânsito, ficando apenas atrás dos ocupantes de automóveis (22%); e dos ocupantes de motocicletas (35%).
Homens acima dos 50 anos são as principais vítimas
Ao nos aprofundarmos um pouco mais nesses dados relacionados aos pedestres, observamos que a maioria das vítimas envolvidas nessas ocorrências de trânsito estava na faixa etária entre 55 e 59 anos (9%) e, com base no total das vítimas, 77% eram do sexo masculino.
O OBSERVATÓRIO produziu um relatório detalhado sobre pedestres no Brasil e você pode baixá-lo gratuitamente em: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/relatorio-estatistico-de-seguranca-viaria-pedestres-2020
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
CEO do Observatório participa de Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal
O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira, 09, uma audiência pública que debateu sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: