Celebrada hoje, 08 de agosto, o Dia Internacional do Pedestre é mais um dia especial para refletirmos sobre os cuidados que todos devemos ter com quem está a pé, compartilhando os espaços no transitar, uma vez que o trânsito é um ambiente coletivo e diverso. Para ressaltar os cuidados e necessidade de conscientização, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta alguns dados gerais relacionados à mortalidade do pedestre no país.
Com base nos dados compilados pelo DataSus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil - em 2021, foram registrados cerca de 5.349 pedestres mortos por consequência de sinistros de trânsito no país, o que representa 16% de todas as vítimas fatais no trânsito.
Conforme ressalta o head de Mobilidade do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, “Por mais que a quantidade proporcional de pedestres mortos em sinistros de trânsito venha reduzindo nos últimos 10 anos, esse modal ainda representa uma grande parcela das vítimas fatais. Essa problemática fica mais evidente no espaço urbano, considerando que muitas cidades brasileiras ainda possuem dificuldade em estabelecer boas práticas de planejamento de transportes e uso do solo para garantir a segurança deste modal, explica.
Se considerarmos outros modais, no contexto nacional, os pedestres ocupam a trágica terceira posição de óbitos no trânsito, ficando apenas atrás dos ocupantes de automóveis (22%); e dos ocupantes de motocicletas (35%).
Homens acima dos 50 anos são as principais vítimas
Ao nos aprofundarmos um pouco mais nesses dados relacionados aos pedestres, observamos que a maioria das vítimas envolvidas nessas ocorrências de trânsito estava na faixa etária entre 55 e 59 anos (9%) e, com base no total das vítimas, 77% eram do sexo masculino.
O OBSERVATÓRIO produziu um relatório detalhado sobre pedestres no Brasil e você pode baixá-lo gratuitamente em: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/relatorio-estatistico-de-seguranca-viaria-pedestres-2020
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto