Na última semana, o embaixador do Maio Amarelo pelo segundo ano consecutivo, Cesar Urnhani, foi convidado pelo Bom Dia Goiás, da Rede Globo, para comentar não só sobre o movimento Maio Amarelo, mas também sobre o excesso de multas aplicadas na capital goiana.
De acordo com a reportagem, já são mais de 70 mil multas aplicadas no trânsito de Goiânia. A matéria destaca que, mais do que o custo financeiro, a principal preocupação é com as vidas perdidas nas ruas, já que grande parte das infrações ocorre por excesso de velocidade. Essas multas, em sua maioria, têm como principal causa a pressa — tema abordado na campanha do Maio Amarelo em 2025.
Não por acaso, a reportagem convidou o embaixador do Maio Amarelo, Cesar Urnhani, para discutir o tema. O piloto de testes e apresentador falou sobre a campanha deste ano: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
“Não é só desacelerar o pé do acelerador. É desacelerar a pressa que você impõe a si mesmo, quando acorda atrasado, tem que se arrumar correndo — e é exatamente nessas situações que os sinistros acontecem”, disse o apresentador.
Segundo a reportagem, a pressa está por trás de diversas infrações, como o avanço do sinal vermelho e as conversões em locais proibidos. Em 2024, foram registradas 4,9 milhões de multas por excesso de velocidade em Goiás.
“As pessoas que menos se envolvem em acidentes são aquelas que se planejam, que saem mais cedo”, finalizou Cesar Urnhani.
Sobre o Embaixador do Maio Amarelo 2025
Cesar Urnhani é um renomado piloto de testes, apresentador e palestrante brasileiro, amplamente reconhecido por seu trabalho no programa AutoEsporte, da TV Globo. Com mais de 30 anos de experiência na indústria automotiva, ele se destaca por suas contribuições significativas ao setor.
Em 2025, pelo segundo ano consecutivo, Cesar é o embaixador do movimento Maio Amarelo. Ele ressalta a importância do tema deste ano: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, que propõe uma reflexão sobre as atitudes no trânsito e sobre a importância de desacelerar — não apenas ao dirigir, mas na vida como um todo.
"O tema tem o propósito de levar mais conforto e paz. Quando falamos em desacelerar, é desacelerar na vida como um todo", destaca Urnhani.]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.