Matérias

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: NÚMERO DE MULTAS MAIS QUE DOBRAM ENTRE 2020 E 2021

Escrito por Portal ONSV

30 MAR 2022 - 09H03

Comparado com 2020, 2021 registrou aumento de 120% nas notificações, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito

Em 2020, foram registradas 29.437 infrações por embriaguez ao volante, para quase 65 mil no ano passado, aumento de 120%. Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e foram disponibilizados a pedido da CBN. Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauricio Pontello, falou à CBN sobre as possíveis causas desse aumento.

Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. Em 2019, segundo a pasta, o país chegou a acumular mais de 138 mil penalidades. Apesar disso, as informações coletadas já acendem um alerta para o problema, que é uma das principais causas de acidentes com vítimas no trânsito.

O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO, Mauricio Pontello, acredita que dois fatores principais podem ter contribuído para o aumento em 2021. O primeiro deles foi uma retomada efetiva nas fiscalizações e o segundo o retorno das atividades econômicas e da reabertura de bares, boates e restaurantes.

“Embora os estabelecimentos estivessem fechados, o consumo residencial aumentou e as pessoas acabaram indo menos para a rua também. Participava do show dentro de casa, consumia o álcool dentro de casa. Associado a isso, a baixa da fiscalização nesse período também é perceptível. Infelizmente, começamos a ver que em 2021, à medida que vai se abrindo o comércio, os estabelecimentos, as pessoas parecem que vão ‘com mais sede ao pote’”, frisou.

Segundo Maurício Pontello, um dos principais problemas relacionados a essa situação é que os motoristas penalizados, em grande parte dos casos, são reincidentes. Ele acredita que esse desafio precisa ser tratado não só como um assunto de trânsito, mas também como uma situação de saúde pública.

Minas está no topo desse ranking com folga. Na sequência estão São Paulo, com 8.734 notificações, e o Paraná, com 6.901. Os especialistas acreditam que isso se dá, principalmente, pelo tamanho da malha rodoviária de Minas Gerais, que é a maior do país.

Ouça a matéria completa: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/371029/numero-de-multas-para-motoristas-embriagados-mais-.htm

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.