Matérias

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: NÚMERO DE MULTAS MAIS QUE DOBRAM ENTRE 2020 E 2021

Escrito por Portal ONSV

30 MAR 2022 - 09H03

Comparado com 2020, 2021 registrou aumento de 120% nas notificações, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito

Em 2020, foram registradas 29.437 infrações por embriaguez ao volante, para quase 65 mil no ano passado, aumento de 120%. Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e foram disponibilizados a pedido da CBN. Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauricio Pontello, falou à CBN sobre as possíveis causas desse aumento.

Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. Em 2019, segundo a pasta, o país chegou a acumular mais de 138 mil penalidades. Apesar disso, as informações coletadas já acendem um alerta para o problema, que é uma das principais causas de acidentes com vítimas no trânsito.

O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO, Mauricio Pontello, acredita que dois fatores principais podem ter contribuído para o aumento em 2021. O primeiro deles foi uma retomada efetiva nas fiscalizações e o segundo o retorno das atividades econômicas e da reabertura de bares, boates e restaurantes.

“Embora os estabelecimentos estivessem fechados, o consumo residencial aumentou e as pessoas acabaram indo menos para a rua também. Participava do show dentro de casa, consumia o álcool dentro de casa. Associado a isso, a baixa da fiscalização nesse período também é perceptível. Infelizmente, começamos a ver que em 2021, à medida que vai se abrindo o comércio, os estabelecimentos, as pessoas parecem que vão ‘com mais sede ao pote’”, frisou.

Segundo Maurício Pontello, um dos principais problemas relacionados a essa situação é que os motoristas penalizados, em grande parte dos casos, são reincidentes. Ele acredita que esse desafio precisa ser tratado não só como um assunto de trânsito, mas também como uma situação de saúde pública.

Minas está no topo desse ranking com folga. Na sequência estão São Paulo, com 8.734 notificações, e o Paraná, com 6.901. Os especialistas acreditam que isso se dá, principalmente, pelo tamanho da malha rodoviária de Minas Gerais, que é a maior do país.

Ouça a matéria completa: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/371029/numero-de-multas-para-motoristas-embriagados-mais-.htm

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.