Comparado com 2020, 2021 registrou aumento de 120% nas notificações, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito
Em 2020, foram registradas 29.437 infrações por embriaguez ao volante, para quase 65 mil no ano passado, aumento de 120%. Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e foram disponibilizados a pedido da CBN. Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauricio Pontello, falou à CBN sobre as possíveis causas desse aumento.
Os números, porém, ainda são muito menores do que os que foram registrados no período pré-pandemia. Em 2019, segundo a pasta, o país chegou a acumular mais de 138 mil penalidades. Apesar disso, as informações coletadas já acendem um alerta para o problema, que é uma das principais causas de acidentes com vítimas no trânsito.
O Coordenador Jurídico do OBSERVATÓRIO, Mauricio Pontello, acredita que dois fatores principais podem ter contribuído para o aumento em 2021. O primeiro deles foi uma retomada efetiva nas fiscalizações e o segundo o retorno das atividades econômicas e da reabertura de bares, boates e restaurantes.
“Embora os estabelecimentos estivessem fechados, o consumo residencial aumentou e as pessoas acabaram indo menos para a rua também. Participava do show dentro de casa, consumia o álcool dentro de casa. Associado a isso, a baixa da fiscalização nesse período também é perceptível. Infelizmente, começamos a ver que em 2021, à medida que vai se abrindo o comércio, os estabelecimentos, as pessoas parecem que vão ‘com mais sede ao pote’”, frisou.
Segundo Maurício Pontello, um dos principais problemas relacionados a essa situação é que os motoristas penalizados, em grande parte dos casos, são reincidentes. Ele acredita que esse desafio precisa ser tratado não só como um assunto de trânsito, mas também como uma situação de saúde pública.
Minas está no topo desse ranking com folga. Na sequência estão São Paulo, com 8.734 notificações, e o Paraná, com 6.901. Os especialistas acreditam que isso se dá, principalmente, pelo tamanho da malha rodoviária de Minas Gerais, que é a maior do país.
Ouça a matéria completa: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/371029/numero-de-multas-para-motoristas-embriagados-mais-.htm
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.