Foi realizada hoje (12), a apresentação do projeto de plano de negócios dos alunos da Ohio University (Universidade de Ohio - universidade pública dos Estados Unidos), por meio da parceria firmada entre essa instituição acadêmica, o Laiob (Latin America Institute of Business – Instituto Latino-Americano de Negócios), e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Conforme explicou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, o programa de intercâmbio teve como finalidade analisar os projetos e produtos do OBSERVATÓRIO, com a visão de internacionalizar a atuação da instituição, da mesma forma, avaliar a possibilidade de rentabilidade de seus projetos para que assim, o OBSERVATÓRIO possa se auto financiar em um futuro próximo.
“Avaliar os nossos produtos e serviços e ver se conseguimos rentabilizar toda essa produção de conhecimento que a gente faz aqui com o objetivo de criar essa perenidade da instituição, ou seja, a gente produz e tem o resultado dessa produção. O resultado se aplica para a sociedade, mas também dá um retorno financeiro para a instituição, para que eu possa pegar esse retorno financeiro e aplicar em outras iniciativas”, pontuou.
Estudantes e professores da Ohio University participaram de uma imersão de duas semanas no Brasil, tendo como foco, o desenvolvimento de um plano de negócios para o OBSERVATÓRIO e outro, para a empresa Subiter, ambos sediados no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.
Theodor Muir, professor de Marketing Internacional e de Consultoria da Ohio University, responsável pelo grupo agradeceu pela oportunidade dada aos estudantes. “Estamos honrados em poder trabalhar com o Observatório, os estudantes da Ohio University vieram aqui participar e tentar aprender um pouco da cultura brasileira, da cultura de como os negócios funcionam aqui no Brasil. A experiência foi incrível, eles vão levar esse benefício por toda a vida. Muito obrigado ao Observatório e esperamos que tenhamos ajudado um pouquinho na solução da visão de problemas e soluções.”
Esse intercâmbio dos estudantes foi promovido pela Laiob e possibilitou a troca de experiências entre os estudantes do Departamento de Marketing da Ohio University e a equipe do OBSERVATÓRIO, que teve também como objetivo aprimorar a produção técnica da instituição. O evento de hoje (12), contou com a equipe representante da Universidade norte-americana apresentando a proposta final do estudo produzido com esse objetivo à diretoria do OBSERVATÓRIO.
Luisa Vilela, CEO e co-fundadora do Laiob, explicou como funciona esse programa de intercâmbio e troca de experiências. “O GCP (Global Consulting Program - Programa de Consultoria Global) que é uma iniciativa da Ohio University, que em parceria com a Laiob traz os alunos para o Brasil, para o desenvolvimento de algum plano de negócio em empresas locais. Isso é muito bacana porque os alunos conseguem não só conhecer outra cultura, nem todos têm a chance de sair do país e vir para a América do Sul, mas conhecer empresas locais e o que elas fazem aqui. Nós tivemos a oportunidade de ter contato com a Subiter e com o Observatório e os alunos puderam, dentro das necessidades de cada uma dessas empresas, desenvolver um plano de negócios que de fato fizesse sentido. [...] algo que fizesse sentido às necessidades expressas pela gestão de cada uma dessas empresas”, finalizou.
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