É sempre bom lembrar a importância do correto posicionamento dos espelhos retrovisores para evitar acidentes de trânsito. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em 2008 permanece bastante atual, pois fala sobre o perigo dos acidentes ocasionados por pontos cegos ocasionados pelo mal posicionamento desses itens de segurança nos veículos: https://www.youtube.com/watch?v=3xKz5UmMrjw&list=PLqFpmUXgcca2wlBC2MhDyrizL4hHou-rk&index=1
Dicas para o ajuste perfeito
Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores. Você pode seguir esses passos:
– Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los, o motorista tem mais visão do que está ao lado.
– O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.
– Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.
– Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.
Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.