Você sabia que o não uso da seta é uma das 10 principais causas de acidentes de trânsito? O condutor, em especial os mais experientes, podem até não perceber, mas usar o dispositivo é extremamente importante para a comunicação nas vias e, consequentemente, para a segurança tanto do condutor do veículo e de seus passageiros quanto para outros motoristas com os quais divide o espaço e, ainda, para os pedestres.
O uso da seta sinaliza as intenções do condutor. Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixa e paradas devem ser sinalizadas pelos motoristas com a seta, orienta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, já que ela promove ‘o diálogo’ no trânsito.
Outro mecanismo de comunicação, que complementa e reforça a utilização das setas, é a sinalização com os braços. Quando o motorista estica o braço, por exemplo, está indicando que vai entrar à esquerda. E quando dobra o braço em um ângulo de 90 graus está informando que pretende entrar à direita.
Para avisar que está reduzindo a velocidade, balança o braço para cima e para baixo. Esses gestos, que nem sempre são compreendidos por outros condutores, apesar de complementarem, não substituem o uso das setas. Mas são indispensáveis para segurança de motoristas e dos que estão à sua volta.
A não utilização da seta é considerada, pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro infração grave, que pode levar 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação . Há cidades identificadas até pelo fato de grande parte dos motoristas negligenciarem sua utilização.
Portanto, para reforçar sua segurança e a das pessoas com as quais está dividindo a via, nunca negligencie a seta; nunca deixe de usá-la. Afinal temos a compreensão de que devemos praticar a direção segura e consciente e, para isso, as setas contribuem muito. Além disso, acioná-la não requer qualquer esforço e pode salvar vidas.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.