Encontro, que faz parte do movimento Maio Amarelo, vai discutir e propor caminhos para uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas na região, por onde circulam 1,5 milhão de pessoas; irão debater o tema representantes da Associação Paulista Viva, do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)
São Paulo, julho de 2014 – Nesta quarta-feira (30), às 19hs, o Rotary Club Av. Paulista e a Associação Paulista Viva (APV) inauguram o Fórum de Debates Avenida Paulista, cujo objetivo é discutir e propor soluções que levem à diminuição de acidentes no trânsito na região e promovam uma convivência pacífica entre pedestres, motorista, motociclista e ciclistas. Todos os dias circulam pelo coração financeiro da cidade cerca de 1,5 milhão de pessoas. Na ocasião será lançada da campanha “Eu posso e vou fazer mais por um trânsito seguro na Avenida Paulista”.
O fórum é uma iniciativa conjunta da Associação Paulista Viva, do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Livraria Martins Fontes, local do debate. Até o início de 2015, o grupo promoverá uma série de ações sintonizadas com o movimento internacional “Maio Amarelo”, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da redução no número de mortes e feridos no trânsito.
De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram no trânsito em 178 países e outros 50 milhões sobreviveram, mas com sequelas. O Brasil, o quinto do mundo em mortes no trânsito, viu crescer em 38,3% o número de vítimas fatais entre 2002 e 2012, de acordo com o Mapa da Violência 2014.
O cenário caótico fez a ONU, há quatro anos, definir o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito", durante a qual se espera que as nações integrantes da Organização se empenhem no desenvolvimento de ações que ofereçam maior segurança no trânsito. Sem mudanças, a OMS calcula que 1,9 milhão de pessoas deverão morrer vítimas do trânsito em 2020.
Em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a Associação Paulista Viva, bem como outras instituições da Avenida Paulista e do resto do Brasil, está engajada em mobilizar os diversos segmentos da sociedade e a população em torno da questão, que é complexa e envolve fatores como legislação e educação, entre outros.
A mesa do Fórum de Debate Avenida Paulista será formada por: José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária; Maurício Januzzi Santos, presidente da Comissão de Direito Viário da OAB, Seção de São Paulo; Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da Associação Paulista Viva, e Kátia Issa Drügg; presidente do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, que será a moderadora.
Serviço:
Evento: Fórum de Debates Avenida Paulista
Promotores: Associação Paulista Viva e Rotary Club Av. Paulista
Data: 30/07 (quarta-feira)
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes
Endereço: Av. Paulista, 509
Horário: das 19h às 21h.
Entrada: Grátis
Informações: contato@associacaopaulistaviva.org.br
Sobre a Associação Paulista Viva
A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo.
Fonte: SEGS
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.