Matérias

Grande São Paulo registra série de sinistros de trânsito com vítimas fatais

Desde sexta-feira (10), sinistros graves de trânsito somaram ao menos seis mortos na Grande São Paulo

Escrito por Portal ONSV

17 MAI 2024 - 11H57 (Atualizada em 17 MAI 2024 - 16H52)

A CBN São Paulo alertou na última segunda-feira (13), para a série de sinistros de trânsito com vítimas fatais registrados na Grande São Paulo, desde sexta-feira (10). Para explicar sobre como reduzir as mortes e conscientizar as pessoas, a reportagem consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges.

O motorista do carro que bateu em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, morreu na segunda-feira (13). Com isso, a ocorrência de trânsito deixou 2 mortos e 6 pessoas feridas, que ainda estão hospitalizadas, mas estáveis. Um Hyundai IX-35 capotou na madrugada de domingo (12), na avenida Afonso de Sampaio e Souza, em Itaquera. O carro atingiu a grade do CEU Parque do Carmo. Todas as vítimas estavam dentro do mesmo carro. Eram 8 pessoas em um veículo com capacidade para 5.

O acidente aconteceu às 3 horas da madrugada. Quando o motorista vinha do sentido centro, perdeu o controle do veículo, atravessando o canteiro central, capotando e batendo na grade do CÉU. O limite de velocidade da avenida Afonso de Sampaio e Souza é de 50 quilômetros por hora.

Há suspeita que o carro estivesse ultrapassado esse limite, mas ainda será necessária perícia para comprovar à velocidade, o que demora entre 15 a 30 dias. A Secretaria de Segurança Pública afirmou que até o momento não há imagens da batida. O caso é investigado como homicídio e lesão corporal culposos na direção de veículo.

Esse capotamento integra uma série de outros sinistros graves de trânsito que ocorreram desde sexta-feira (10), somando ao menos seis mortos na Grande São Paulo.

O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO afirmou ser necessário investir em educação sobre o trânsito para garantir a segurança da população.

“A gente não pode só começar a aprender sobre isso quando faz 18 anos e vai tirar a carteira para dirigir. A gente tem que aprender (desde o ensino fundamental) como se comportar como pedestre, ciclista e até como usuário de transporte público coletivo”.

A Prefeitura de São Paulo afirmou que tem implementado uma série de medidas para evitar que ocorrências de trânsito façam vítimas e causem mortes, como a instalação da Faixa Azul para motos e a implementação das chamadas Áreas Calmas para os pedestres.

Já o Detran informou que trabalha de forma contínua para desenvolver políticas públicas que aumentem a segurança viária e conscientizem a população.

Leia a reportagem completa: https://cbn.globo.com/sao-paulo/noticia/2024/05/13/morre-motorista-de-carro-com-oito-passageiros-que-capotou-em-itaquera-zona-leste-de-sp.ghtml

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.