A CBN São Paulo alertou na última segunda-feira (13), para a série de sinistros de trânsito com vítimas fatais registrados na Grande São Paulo, desde sexta-feira (10). Para explicar sobre como reduzir as mortes e conscientizar as pessoas, a reportagem consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges.
O motorista do carro que bateu em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, morreu na segunda-feira (13). Com isso, a ocorrência de trânsito deixou 2 mortos e 6 pessoas feridas, que ainda estão hospitalizadas, mas estáveis. Um Hyundai IX-35 capotou na madrugada de domingo (12), na avenida Afonso de Sampaio e Souza, em Itaquera. O carro atingiu a grade do CEU Parque do Carmo. Todas as vítimas estavam dentro do mesmo carro. Eram 8 pessoas em um veículo com capacidade para 5.
O acidente aconteceu às 3 horas da madrugada. Quando o motorista vinha do sentido centro, perdeu o controle do veículo, atravessando o canteiro central, capotando e batendo na grade do CÉU. O limite de velocidade da avenida Afonso de Sampaio e Souza é de 50 quilômetros por hora.
Há suspeita que o carro estivesse ultrapassado esse limite, mas ainda será necessária perícia para comprovar à velocidade, o que demora entre 15 a 30 dias. A Secretaria de Segurança Pública afirmou que até o momento não há imagens da batida. O caso é investigado como homicídio e lesão corporal culposos na direção de veículo.
Esse capotamento integra uma série de outros sinistros graves de trânsito que ocorreram desde sexta-feira (10), somando ao menos seis mortos na Grande São Paulo.
O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO afirmou ser necessário investir em educação sobre o trânsito para garantir a segurança da população.
“A gente não pode só começar a aprender sobre isso quando faz 18 anos e vai tirar a carteira para dirigir. A gente tem que aprender (desde o ensino fundamental) como se comportar como pedestre, ciclista e até como usuário de transporte público coletivo”.
A Prefeitura de São Paulo afirmou que tem implementado uma série de medidas para evitar que ocorrências de trânsito façam vítimas e causem mortes, como a instalação da Faixa Azul para motos e a implementação das chamadas Áreas Calmas para os pedestres.
Já o Detran informou que trabalha de forma contínua para desenvolver políticas públicas que aumentem a segurança viária e conscientizem a população.
Leia a reportagem completa: https://cbn.globo.com/sao-paulo/noticia/2024/05/13/morre-motorista-de-carro-com-oito-passageiros-que-capotou-em-itaquera-zona-leste-de-sp.ghtml
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Observador Certificado fala sobre atropelamentos no estado de São Paulo ao Jornal da Record
O Observador Certificado, Ricardo Rocha, participou de uma reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na última quinta-feira (29), para falar sobre o número alarmante de mortes de pedestres por atropelamento no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: