Guardas Municipais de Andradas-MG participam de curso de Agente de Trânsito realizado em parceria com o OBSERVATÓRIO
Dentro do Programa Observar da parceria estratégica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a empresa Pósgraduar/Nova Capacitar, guardas municipais da cidade mineira de Andradas estão recebendo o curso Agente de Trânsito desde o início de novembro.
A formação é prevista pela Portaria 94, de 31 de maio de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é requisito para a atuação dos guardas como agentes após a municipalização do trânsito.
Ao todo são 200 horas de curso que tem os seguintes módulos: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel do Educador e do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.
O curso está sendo realizado na sede da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Todos os instrutores são guardas municipais com formação ou atuação na área. O módulo de Prática Operacional ocorrerá durante o mês de dezembro, quando os guardas, sob orientação dos instrutores, realizarão blitz educativas pela cidade, aprendendo técnicas de abordagem, práticas de fiscalização e operação.
Para Anderton de Andradas Leoncio, comandante da Guarda Municipal de Andradas, o curso é essencial para qualquer cidade que esteja municipalizando o trânsito. “Com a base curricular completa, que engloba tráfego, fiscalização e educação, tomamos ciência do que é o trânsito para uma melhor atuação e para tentar mudar a realidade, já que a educação no trânsito é muito baixa, e fazer a diferença nas vias é essencial”, disse.
A Pósgraduar e o OBSERVATÓRIO firmaram parceria no 2º semestre de 2017 para promoverem treinamento e especialização a várias categorias que atuam na área de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no endereço: www.posgraduar.com.br.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.