Dentro do Programa Observar da parceria estratégica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a empresa Pósgraduar/Nova Capacitar, guardas municipais da cidade mineira de Andradas estão recebendo o curso Agente de Trânsito desde o início de novembro.
A formação é prevista pela Portaria 94, de 31 de maio de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é requisito para a atuação dos guardas como agentes após a municipalização do trânsito.
Ao todo são 200 horas de curso que tem os seguintes módulos: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel do Educador e do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.
O curso está sendo realizado na sede da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Todos os instrutores são guardas municipais com formação ou atuação na área. O módulo de Prática Operacional ocorrerá durante o mês de dezembro, quando os guardas, sob orientação dos instrutores, realizarão blitz educativas pela cidade, aprendendo técnicas de abordagem, práticas de fiscalização e operação.
Para Anderton de Andradas Leoncio, comandante da Guarda Municipal de Andradas, o curso é essencial para qualquer cidade que esteja municipalizando o trânsito. “Com a base curricular completa, que engloba tráfego, fiscalização e educação, tomamos ciência do que é o trânsito para uma melhor atuação e para tentar mudar a realidade, já que a educação no trânsito é muito baixa, e fazer a diferença nas vias é essencial”, disse.
A Pósgraduar e o OBSERVATÓRIO firmaram parceria no 2º semestre de 2017 para promoverem treinamento e especialização a várias categorias que atuam na área de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no endereço: www.posgraduar.com.br.
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.