Matérias

JORNAL NACIONAL APRESENTA ESTUDO DO OBSERVATÓRIO E UFPR SOBRE COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS BRASILEIROS

Pesquisa contou com a participação de 32 motoristas e registrou mil viagens em Curitiba/PR e região metropolitana, e quase 300 horas de gravações

Escrito por Portal ONSV

08 JAN 2024 - 12H37

A edição do Jornal Nacional, da TV Globo, de 23 de dezembro de 2023, apresentou o estudo desenvolvido por meio do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que avaliou o comportamento dos motoristas de Curitiba e Região Metropolitana, no estado do Paraná, por meio de câmeras instaladas dentro dos veículos.

Conforme ressaltou a reportagem, quando uma pessoa entra num carro e assume o controle dos pedais e do volante, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) exige um determinado comportamento. Se esse comportamento fosse respeitado rigorosamente, haveria menos sinistros de trânsito, e por consequência, estes seriam menos graves. Mas não é assim que acontece nas ruas e nas estradas do Brasil.

Um dos registros da pesquisa desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, que analisou o comportamento de alguns condutores e concluiu que eles desrespeitaram o limite na maior parte do tempo em que o trânsito permitiu. Destacou que um motorista ultrapassou os 80 km/h em uma rua onde a velocidade máxima permitida é de 40km/h. Uma infração gravíssima. O estudo também mediu a variação de velocidade antes e depois de radares.

“Na aproximação do radar há uma redução de velocidade. E à medida que o condutor passa do radar ele retoma essa velocidade. Também situações em que o condutor depois do radar aumenta ainda mais a velocidade, justamente para tentar compensar a perda de tempo que ele acha que teve com a redução de velocidade na passagem pelo radar”, explicou Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.

O estudo mostra que para cada quilômetro percorrido acima da velocidade permitida, os motoristas economizaram, em média, oito segundos. Em um trajeto de cinco quilômetros. O deslocamento levaria só 40 segundos a mais se o motorista respeitasse o limite de velocidade.

Essa pesquisa contou com a participação de 32 motoristas. Cada um foi monitorado por 15 dias por câmeras que gravavam o motorista, o trajeto e a velocidade sempre que o carro era ligado. Foram mil viagens em Curitiba e região metropolitana, e quase 300 horas de gravações.

Mauro Gil, consultor e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, explicou que o levantamento - inédito no Brasil - pode contribuir para políticas públicas.

"A gente está gerando um estudo para poder até acompanhar a evolução do que está acontecendo de modificação no trânsito, e isso cria um histórico que possibilita a gente a avaliar mudanças de comportamento que a gente tenha, e até mudanças que aconteceram na mobilidade que podem ajudar", ressaltou.

Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/12/23/estudo-com-cameras-a-bordo-revela-o-comportamento-dos-motoristas-brasileiros.ghtml?utm_source=share-universal&utm_medium=share-bar-app&utm_campaign=materias

Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.