Matérias

JORNAL NACIONAL APRESENTA ESTUDO DO OBSERVATÓRIO E UFPR SOBRE COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS BRASILEIROS

Pesquisa contou com a participação de 32 motoristas e registrou mil viagens em Curitiba/PR e região metropolitana, e quase 300 horas de gravações

Escrito por Portal ONSV

08 JAN 2024 - 12H37

A edição do Jornal Nacional, da TV Globo, de 23 de dezembro de 2023, apresentou o estudo desenvolvido por meio do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que avaliou o comportamento dos motoristas de Curitiba e Região Metropolitana, no estado do Paraná, por meio de câmeras instaladas dentro dos veículos.

Conforme ressaltou a reportagem, quando uma pessoa entra num carro e assume o controle dos pedais e do volante, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) exige um determinado comportamento. Se esse comportamento fosse respeitado rigorosamente, haveria menos sinistros de trânsito, e por consequência, estes seriam menos graves. Mas não é assim que acontece nas ruas e nas estradas do Brasil.

Um dos registros da pesquisa desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, que analisou o comportamento de alguns condutores e concluiu que eles desrespeitaram o limite na maior parte do tempo em que o trânsito permitiu. Destacou que um motorista ultrapassou os 80 km/h em uma rua onde a velocidade máxima permitida é de 40km/h. Uma infração gravíssima. O estudo também mediu a variação de velocidade antes e depois de radares.

“Na aproximação do radar há uma redução de velocidade. E à medida que o condutor passa do radar ele retoma essa velocidade. Também situações em que o condutor depois do radar aumenta ainda mais a velocidade, justamente para tentar compensar a perda de tempo que ele acha que teve com a redução de velocidade na passagem pelo radar”, explicou Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.

O estudo mostra que para cada quilômetro percorrido acima da velocidade permitida, os motoristas economizaram, em média, oito segundos. Em um trajeto de cinco quilômetros. O deslocamento levaria só 40 segundos a mais se o motorista respeitasse o limite de velocidade.

Essa pesquisa contou com a participação de 32 motoristas. Cada um foi monitorado por 15 dias por câmeras que gravavam o motorista, o trajeto e a velocidade sempre que o carro era ligado. Foram mil viagens em Curitiba e região metropolitana, e quase 300 horas de gravações.

Mauro Gil, consultor e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, explicou que o levantamento - inédito no Brasil - pode contribuir para políticas públicas.

"A gente está gerando um estudo para poder até acompanhar a evolução do que está acontecendo de modificação no trânsito, e isso cria um histórico que possibilita a gente a avaliar mudanças de comportamento que a gente tenha, e até mudanças que aconteceram na mobilidade que podem ajudar", ressaltou.

Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/12/23/estudo-com-cameras-a-bordo-revela-o-comportamento-dos-motoristas-brasileiros.ghtml?utm_source=share-universal&utm_medium=share-bar-app&utm_campaign=materias

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.