Lançamento do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030
Proclamada pela ONU, em fevereiro de 2020, durante a 3ª Conferência Global de Segurança Viária, realizada em Estocolmo, Suécia, a nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito- 2021-2030 será lançada oficialmente nessa próxima quinta-feira (28/10), às 9h, horário de Brasília. Repetindo a meta da 1ª Década, em reduzir em 50% o total de mortes e feridos graves pelos sinistros de trânsito, os governos são incentivados a implementar políticas e programas que alcancem essas reduções. Eles são apoiados por parceiros, incluindo agências nacionais e internacionais, organizações da sociedade civil, fundações, academia e setor privado.
Durante o evento, que será online e transmitido diretamente de Nova York, haverá a discussão do Plano Global para a Década de Ação, durante a qual os palestrantes destacarão “o que fazer, como fazer e quem fará” pela segurança no trânsito. O lançamento do Plano Global para a Década de Ação dará início a um período intensivo de seis semanas de atividades de segurança no trânsito em todo o mundo, desde o lançamento até o Dia Mundial da Memória das Vítimas do Trânsito a ser celebrado no próximo dia 21 de novembro de 2021 e o preparatório de um dia para a “Reunião de alto nível sobre a melhoria da segurança rodoviária global” no início de dezembro de 2021.
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A mobilidade é parte integrante de quase todos os aspectos de nossa vida diária, desde que nascemos e até morrermos, precisamos do transitar. Por isso, cuidar da segurança de todos que transitam é cuidar da saúde e da qualidade de vida de toda população. A falta de segurança nos sistemas de transportes afeta as necessidades básicas de toda população.
Apesar de ter menos de 60% dos veículos de todo o mundo, países de baixa e média renda acumulam mais de 90% de todas as mortes causadas pelos sinistros de trânsito. Para alcançar a meta, proposta pela 2ª Década de Ação de Segurança Viária 2021-2030, é preciso exigir mais dedicação dos países que já são exemplo de segurança viária. Apesar das dificuldades óbvias, os países de baixa e média renda podem evitar intervenções isoladas nas formas tradicionais de abordar o tema e passar a adotar uma abordagem integrada para um transporte seguro e sustentável. Uma vez que muitos países de alta renda (especialmente o que dependem em grande parte do uso do veículo particular) enfrentam grandes desafios, como a descarbonização do transporte para mitigar as mudanças climáticas e abordar os problemas de saúde devido à inatividade física, agora países de baixa e média renda podem investir em sistemas de transporte multimodal como parte de um programa de desenvolvimento integrado.
A proposta da ONU para essa próxima década passa pelo cumprimento dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mas também amplia e reforça que, é preciso unir forças e atacar os problemas da segurança viária, em conjunto com o poder público, a sociedade civil organizada e também a iniciativa privada.
Para José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a proposta da 2ª Década reforça o que já foi definido lá em 2011, “trazer vários atores para unir-se num só movimento. O trabalho que o OBSERVATÓRIO fez até aqui esteve alicerçado nos cinco pilares, direcionados pela ONU. Agora, vamos ajustar nossas propostas de trabalho e juntos alcançaremos a tão sonhada meta de redução de 50% das mortes no trânsito”, conclui.
Acompanhe o lançamento do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, 9h, com duração de 1 hora.
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AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

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