O domingo (27 de maio) de céu azul e temperatura agradável e a motivação por um trânsito mais seguro levaram mais de 500 pessoas a sair de casa e participar da quinta edição da Caminhada “Atenção Pela Vida”, uma das ações do Movimento Maio Amarelo em Indaiatuba.
Pessoas de todas as idades se concentraram em frente à Prefeitura e, depois de um aquecimento, partiram em caminhada. Houve distribuição de camisetas para quem doou um quilo de alimento. As doações serão destinadas para entidades assistenciais.
A minicidade que ensina leis de trânsito novamente foi um sucesso entre as crianças, que fizeram um passeio dirigindo os carrinhos no cenário montado no local e, no final, ainda receberam uma “carteirinha” de motorista. Os adultos puderam sentir o que é um choque a 5 km/h no simulador de impacto.
“Indaiatuba é hoje (27) a capital nacional do trânsito neste Maio Amarelo. O Brasil mata uma pessoa a cada 12 minutos no trânsito. Vamos parar na faixa de pedestres e contribuir com a Campanha Indaiatuba para na faixa. Esse é o primeiro passo que a cidade vai mostrar para todo o Brasil como uma cidade pode ser educada e civilizada no trânsito”, disse José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O vereador Hélio Ribeiro, presidente da Câmara de Indaiatuba saudou os presentes e disse que é motivo de orgulho ter o OBSERVATÓRIO sediado na cidade. “Todas essas ações que são propagadas do Maio Amarelo e dizem respeito ao trânsito do nosso Brasil partem daqui de Indaiatuba. É um motivo de orgulho para nós. Mas precisamos fazer a nossa parte: nós somos o trânsito e temos de fazer um trânsito melhor”, reforçou.
O deputado estadual Rogério Nogueira lembrou o perigo do uso do celular ao volante, que tem causado grande número de acidentes de trânsito. “A gente sabe que não pode e temos de mostrar aos pequenos a importância de não fazer a coisa errada. Vamos ter atitudes corretas e seguras, sempre”, foi o recado.
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, destacou a importância da manifestação popular em prol da vida e do trânsito seguro e parabenizou o trabalho realizado pelo Observatório e as pessoas que compareceram à caminhada. “O trabalho feito aqui na cidade começou a mudar a cultura das pessoas para um trânsito mais seguro. Vejo muitos motoristas já parando na faixa de pedestres, mas também precisamos que os pedestres respeitem e usem a sua faixa, inclusive respeitando o tempo do semáforo, que serve para organizar o trânsito. É assim que a gente vai conseguir mudar o trânsito, falando e orientando sempre. Vamos mudar os pequenos, pois eles são o futuro da nossa Indaiatuba”, concluiu o prefeito.
O itinerário da caminhada seguiu até a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), de onde os participantes retornaram para a Prefeitura. A animação ficou por conta do palhaço Koringa, que fez o pessoal rir bastante com as brincadeiras.
Foram parceiros da 5ª Caminhada “Atenção pela Vida” o Instituto General Motors, o CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), o Pague Menos, a empresa John Deere e as faculdades Anhanguera e Max Planck.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="18861,18862,18863,18864,18865,18866,18867,18868,18869,18870" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
Ação educativa integrada acontece em Guarulhos-SP
Dentro do Programa “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber, em parceria com órgãos gestores de trânsito de diversas cidades, chega nesta quarta-feira, 19 de março, a Guarulhos-SP, a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.