No Brasil, as motocicletas representam 28% da frota nacional de veículos de passeio, número que pode chegar a 30% nos próximos anos. Porém, o aumento de motociclistas e motocicletas nas ruas vem acompanhado de um dado preocupante: mais da metade dos condutores de moto não possuem habilitação.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), 53,4% dos proprietários de motocicletas não são condutores habilitados. Além disso, os motociclistas são as maiores vítimas de sinistros de trânsito no país.
Segundo a SENATRAN, o alto custo para a obtenção da CNH é um dos principais obstáculos da falta de habilitação. Mas para CEO do Observatório, Paulo Guimarães, essa não é a única razão. Em entrevista para o Jornal Nacional, ele destacou a existência do programa CNH Social, e que um dos diversos motivos que contribui significativamente para essa baixa adesão de habilitação também é a falta de fiscalização, que enfraquece a percepção de riscos e do respeito as leis de trânsito.
A ausência de fiscalização também dificulta a conscientização sobre a importância da regularização, que vai além da exigência legal, ajudando também na educação e segurança viária.
Norte e Nordeste em destaque
Nos estados localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as motocicletas têm ainda mais presença, onde representam 50% da frota local. No Maranhão, por exemplo, a frota local de motocicletas chega a 59,7%. Outros estados com uma alta taxa de motos circulando nas frotas principais são: Piauí e Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%).
Infrações
Entre os anos de 2023 e 2024, mais de 700 mil infrações foram aplicadas a motociclistas sem habilitação. Além disso, mais de 80% das multas envolveram o uso incorreto ou a ausência do capacete, outro fator crítico para a segurança viária.
Dica Segura
Nesta semana, o OBSERVATÓRIO e Uber, lançam o Projeto Dica Segura, uma série de 10 vídeos educativos curtos, objetivos e diretos, com dicas para quem pilota uma motocicleta ou motoneta nas cidades do país. A intenção é difundir conhecimentos que, somente quem já pilota há alguns anos, adquire na prática.
Até o dia 28 de julho, todos os vídeos serão divulgados nas redes sociais do OBSERVATÓRIO e Maio Amarelo, além de estarem liberados para baixar no portal do OBSERVATÓRIO e também na página oficial do Dica Segura. A intenção é que, quem quiser, baixe, coloque sua logomarca e divulgue para o maior número de pessoas.
Formação de condutores no Brasil: não podemos jogar a toalha
Recebemos com atenção e preocupação as recentes declarações do ministro dos Transportes e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Renan Filho, sobre a possível proposta de retirada da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em centros de formação de condutores (CFCs) para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dica Segura: novos materiais voltados aos motociclistas são disponibilizados
A partir desta segunda-feira, 28, os novos materiais do Programa Dica Segura estarão disponíveis para download.
Novo episódio do Prosa de Trânsito destaca segurança de motociclistas
Foi ao ar na última semana o sétimo episódio do Prosa de Trânsito, podcast produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Em clima de celebração pela Semana do Motociclista, o episódio contou com a participação especial do instrutor de pilotagem Ricardo Rocha, figura conhecida entre os profissionais da área e personagem principal da série de vídeos do Programa Dica Segura, iniciativa do OBSERVATÓRIO com apoio e patrocínio da Uber.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.