No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
A reportagem abordou a diferença de registros de CNH para motociclistas e o número de proprietários de moto. Segundo a SENATRAN, 50,4% dos donos de motocicleta não possuem habilitação, ou seja, metade dos proprietários não são habilitados a conduzir. Também foi destacado que os motociclistas são as maiores vítimas de sinistros de trânsito.
O alto custo para tirar a CNH pode ser um obstáculo para a regularização e explicar a falta de habilitação, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito. Para Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, esse não é o único fator. Paulo citou a existência da CNH Social, programa oferecido por 17 das 27 unidades da federação, que arca com os custos da habilitação para inscritos do CadÚnico.
Durante a entrevista, Paulo Guimarães falou sobre outros motivos que contribuem para a baixa adesão de habilitação entre motociclistas e apontou a falta de fiscalização, que permite o desrespeito às leis de trânsito.
“O mais relevante é a falta de fiscalização. Ela é a base para que as pessoas tenham consciência da necessidade de se regularizar e, nesse processo de regularização, têm acesso a informações importantes que vão ajudar essas pessoas a ter uma melhoria na sua visão de segurança viária” disse o CEO do OBSERVATÓRIO.
A reportagem reforça a necessidade de maior segurança para os motociclistas no trânsito e como a ausência de informação e fiscalização podem levar à imprudências no trânsito, contribuindo para o elevado número de vítimas de moto.
Assista a reportagem completa: https://www.youtube.com/watch?v=yTS01hHjTPY
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.