No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
A reportagem abordou a diferença de registros de CNH para motociclistas e o número de proprietários de moto. Segundo a SENATRAN, 50,4% dos donos de motocicleta não possuem habilitação, ou seja, metade dos proprietários não são habilitados a conduzir. Também foi destacado que os motociclistas são as maiores vítimas de sinistros de trânsito.
O alto custo para tirar a CNH pode ser um obstáculo para a regularização e explicar a falta de habilitação, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito. Para Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, esse não é o único fator. Paulo citou a existência da CNH Social, programa oferecido por 17 das 27 unidades da federação, que arca com os custos da habilitação para inscritos do CadÚnico.
Durante a entrevista, Paulo Guimarães falou sobre outros motivos que contribuem para a baixa adesão de habilitação entre motociclistas e apontou a falta de fiscalização, que permite o desrespeito às leis de trânsito.
“O mais relevante é a falta de fiscalização. Ela é a base para que as pessoas tenham consciência da necessidade de se regularizar e, nesse processo de regularização, têm acesso a informações importantes que vão ajudar essas pessoas a ter uma melhoria na sua visão de segurança viária” disse o CEO do OBSERVATÓRIO.
A reportagem reforça a necessidade de maior segurança para os motociclistas no trânsito e como a ausência de informação e fiscalização podem levar à imprudências no trânsito, contribuindo para o elevado número de vítimas de moto.
Assista a reportagem completa: https://www.youtube.com/watch?v=yTS01hHjTPY
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.