O Momento Segurança no Trânsito desta semana volta ao tema transporte seguro de crianças em veículos. Desta vez, destacando as tecnologias para este fim e os cuidados para garantir a integridade dos pequenos. Entre eles, nunca transportar criança dentro do porta-malas, em pé ou no colo (mesmo que com o cinto de segurança).
Outro alerta lembrado no quadro é relativo às travas de segurança que sempre devem ser acionadas, garantindo assim que as portas não sejam abertas com o veículo em circulação.
O quadro destaca também o Isofix, um sistema universal de fixação de cadeirinhas, ainda não certificado pelo Inmetro no Brasil, mas muito usado por montadoras da Europa e dos Estados Unidos, e presente em veículos importados. O Isofix é uma tecnologia que diminui o risco de má instalação e permite melhor fixação entre a cadeirinha e a carroçaria.
O transporte de crianças em veículos sem banco traseiro também é abordado pelo Momento Segurança no Trânsito. Neste caso, destaca que a legislação brasileira permite que sejam transportados no banco dianteiro, desde que os equipamentos de segurança sejam usados e que a idade e o peso da criança sejam respeitados. Do mesmo modo, que seja transportada no banco dianteiro a criança de maior estatura.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.