Momento Segurança no Trânsito mostra terceiro programa sobre bikes
O quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana mostra o terceiro programa da série sobre bicicletas, voltada a orientar sobre as melhores posturas para que o condutor de bicicletas seja um ciclista consciente.
As orientações, desta vez, alertam o ciclista de que deve ter atenção ao local de circulação, já que bicicletas são proibidas de circular em vias expressas, por exemplo. Assim o ciclista consciente tem de buscar as ciclofaixas, as ciclovias e as ciclorrota, ou seja, as rotas de bikes, três tipos de vias sinalizadas para a circulação de bicicletas.
O Momento Segurança no Trânsito alerta também os ciclistas de que se tiver de passar por passarelas e túneis para pedestres, a postura correta é descer da bike e fazer a travessia a pé, empurrando a bicicleta. Deste modo ele consciente estará preservando a integridade dos outros transeuntes e agindo em acordo com as determinações e regras de circulação.
Ciclista consciente deve sempre se lembrar, destaca o programa, que as vias são espaços de circulação compartilhados entre ele, os pedestres e os condutores de outros tipos de veículos, como as motocicletas e os automóveis. Destaca, ainda, que existem algumas cidades que dispõem de mapas cicloviários, indicando locais adequados para pedalar.
Finalmente, o quadro lembra que o ciclista consciente deve também preferir estacionar sua bike nos biciletários, que são estruturas de metais onde elas podem ser acorrentadas.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.