Matérias

Momento Segurança no Trânsito orienta sobre transporte de crianças

Escrito por Portal ONSV

06 DEZ 2016 - 11H10

O Momento Segurança no Trânsito desta semana trata de um assunto que ainda costuma gerar muitas dúvidas: o transporte de crianças em veículos. O quadro ressalta que os cuidados devem ser tomados desde a gravidez, quando o cinto de segurança deve ser colocado bem abaixo da barriga, pois somente assim protegerá com segurança tanto a mãe quanto o filho.

Depois do nascimento, na saída da maternidade, o recém-nascido deve ser transportado no bebê conforto preso pelo cinto de segurança, nunca no colo. Até 13 quilos, ou um ano de idade a criança tem de usar o bebê conforto, que deve ser colocado de costas para os bancos da frente. As instruções com o melhor modo de fixar o equipamento de proteção podem ser encontradas no manual do fabricante.

Após um ano de idade, esclarece o Momento Segurança no Trânsito, o bebê deve ser transportado na cadeirinha, que será instalada também no banco traseiro, só que no sentido do fluxo do trânsito (e não mais de costas para os bancos da frente). Até 4 anos de idade, ou 18 quilos, deverão, obrigatoriamente, ser transportadas na cadeirinha. Depois disso, no assento de elevação (booster), também presa pelo cinto de segurança.

Crianças poderão usar apenas o cinto de segurança somente depois dos 7,5 anos, ou quando atingir 1,45 metro de altura e conseguir, com os dois pés, alcançar o assoalho do veículo. E somente após 10 anos de idade ela poderá sentar-se no banco da frente, ensina o programa.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - ONSV e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.