Matérias

Morte de ciclistas tem redução de 10% no país

Escrito por Portal ONSV

15 JUL 2016 - 09H55

Percentual é apurado em análise do ONSV, que teve como base dados oficiais relativos ao ano de 2014 disponibilizados pelo DataSUS

Na epidemia de mortes que o trânsito brasileiro provoca, um segmento registrou redução: o de ciclistas. Análise do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) sobre os últimos dados oficiais disponíveis divulgados pelo DataSUS, e relativos ao ano de 2014, apura redução 10% na morte de ciclistas em acidentes de trânsito no período de 2010 a 2014.

A queda pode ser atribuída a diversos fatores. Nos últimos anos, grande número de cidades têm construído faixas exclusivas aos ciclistas, que ganham cada vez mais espaço nas ruas. Em tempos de crise econômica, a bicicleta, pela economia que proporciona, está deixando de ser um veículo de lazer para os finais de semana e se tornando meio de transporte preferencial, especialmente dos que não têm de percorrer longa distância até o trabalho, por exemplo.

O rigor na fiscalização da distância prevista em lei que condutores de veículos têm de manter de ciclistas (de 1 metro e meio) tem sido ampliado em várias localidades. Na Capital de São Paulo e no estado do Rio Grande do Sul, por exemplo. A redução do limite de velocidade em vias é outro fator que colabora para que acidentes fatais envolvendo ciclistas registrem redução.

Se existem, porém, legislação e políticas públicas em benefício da segurança do ciclista, há também obrigações que ele deve cumprir, algumas delas, inclusive, estabelecidas em lei. Trafegar do lado direito da via e nunca na contra mão é uma delas. Além disso, a bicicleta deve possuir retrovisor, sinalização noturna e campainha ou buzina, que contribuem na comunicação.

Usar capacete de tamanho adequado e prendê-lo bem é outra atitude que não deve ser negligenciada. Pedalar usando roupas que permitam que seja visto por outros que estão na via e até mesmo faixas reflexivas colabora também para a segurança. Óculos de proteção para os olhos é outro item importante para a segurança.

O ciclista deve conhecer como sinalizar com os braços suas manobras. Erguer a mão espalmada significa que vai parar. Levantar a não direita ou a esquerda revela a direção que pretende seguir. Gestos simples como esses facilitam a comunicação nas vias e podem evitar acidentes.

Para garantir a segurança, deve estar atento e tomar cuidado ao passar por carros estacionados (já que a qualquer momento a porta pode ser aberta provocando queda), garagens e vagas de estacionamento.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.