Neste mês de maio, o Brasil e o mundo estarão mobilizados para mais uma edição do Maio Amarelo – um movimento internacional em prol da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.
No seu terceiro ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em 23 países de cinco continentes (veja lista dos países abaixo). A mobilização dá sua largada neste domingo, dia 1º de Maio, com números que empolgam, o total de instituições/entidades apoiadoras já chega a mais de 800, quase o dobro do ano do ano passado; e, neste ano, visualizando os calendários propostos pelas mais diversas cidades, surge uma certeza: o Movimento vai superar todas as expectativas e promete ser histórico.
O Maio Amarelo surgiu em Indaiatuba, sendo lançado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – que tem a sua coordenação, mas trata-se de uma ação multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.
A proposta é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.
Em 2016, o Movimento elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de segurança, sobretudo no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população; sobretudo no país berço do movimento, o Brasil; e também o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito serão as questões que terão evidência na mobilização deste ano.
A velocidade como importante fator de risco e agravante dos acidentes é um dos poucos temas que a ONU/OMS, inclusive, cobra que o Brasil não tem trabalhado, de forma mais eficiente.
Os dois vídeos podem e devem ser usados pelos apoiadores da mobilização como peças de conscientização social.
A proposta dessa divulgação, de acordo com a Coordenação do Maio Amarelo é buscar potencializar a reflexão com toda a sociedade sobre esses dois fatores de riscos e que agravam as lesões no trânsito. Esses dois pontos são cruciais para ampliarmos a segurança e proteger vidas, afirma o coordenador do Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho.
Assista aos vídeos nestes link: https://www.onsv.org.br/noticias/maio-amarelo-lanca-videos-para-a-conscientizacao-na-mobilizacao-deste-ano/
Toda a sociedade pode e deve participar!
A partir deste domingo, 1º de Maio, até o último dia do mês, ninguém pode poupar esforços para dar visibilidade a nossa mobilização, seja com atividades, seja coma ações de divulgação, veiculando o laço, conscientizando o seu público.
Para dicas do que fazer, acesse o Manual do Maio Amarelo, neste link:https://www.onsv.org.br/noticias/manual-ajuda-apoiador-a-organizar-o-maio-amarelo-veja-como-e-facil/
Participe também da nossa campanha. Você pode ser mais um a engrossar nossa lista para construir um trânsito mais humano.
https://www.onsv.org.br/noticias/maio-amarelo-lanca-campanha-eusou1-por-um-transito-mais-humano/
Países mobilizados pela segurança no trânsito
Já somos 23 países em todo o mundo apoiando o Maio Amarelo.
Símbolo do Movimento
O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.
Por quê Maio?
A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da ONU(Organização das Nações Unidas) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas. Basta lembrarmos a conscientização o laço da campanha contra a AIDS, em dezembro; o Outubro Rosa, movimento de conscientização contra o câncer de mama; e assim por diante.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Observador Certificado participa de entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ
Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé (RJ), Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior RJ, da TV Record.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.