Novas regras para obtenção da Carteira de Habilitação na categoria B entraram em vigor nesta primeira semana de dezembro. De acordo com a Resolução 493/14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os condutores que quiserem obter a CNH para carros deverão cumprir 25 horas/aula de prática de direção, sendo 5h/aula no período noturno. Antes eram necessárias 20 horas/aula no total.
Além disso, a resolução prevê que as aulas regulares, no período diurno, poderão ser substituídas, de forma facultativa, por aulas realizadas em simulador de direção veicular, não ultrapassando 30% do total da carga horária. A prática noturna também poderá ser eventualmente substituída pelo simulador, mas deve respeitar o limite de 4 horas/aula.
A regra vale para todas as autoescolas do país. O uso do simulador, segundo o Departamento Nacional de Trânsito, tem o objetivo de permitir que o aluno tenha mais familiaridade com situações de risco, pois o grau de dificuldade aumenta a cada aula. As primeiras começam com conceitos básicos, passando por situações de adversidades, tráfego em vias de grande movimento, pista escorregadia ou sob neblina, entre outros, fazendo com que o aluno tenha mais noção antes de encarar o trânsito real de uma grande cidade, suprindo a carência de informação e formação desses condutores e deixando-os mais preparados para enfrentar esses desafios com segurança.
Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito (Seguradora Líder DPVAT)
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.