Matérias

Novo currículo para condutores é apresentado a deputados, Detrans e CFCs

Escrito por Portal ONSV

26 OUT 2015 - 14H13

Estudo, elaborado pelo OBSERVATÓRIO, propõe novos conteúdos para curso teórico.

Representantes dos DETRANS (Departamentos de Trânsito) do Brasil, de Centros de Formação de Condutores (CFCs), membros do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e deputados, acompanharam a apresentação da proposta de novo currículo teórico para formação de condutores no Brasil, em Brasília, na quinta-feira passada, dia 22 de outubro. O estudo é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2013, após audiência pública solicitada e coordenada pelo Deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar pelo Transito Seguro, na qual o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) ficou responsável pela compilação de propostas e elaboração do texto final.

O estudo foi apresentado pela pedagoga e responsável pela área de Educação do OBSERVATÓRIO, Roberta Mantovani, e pelo responsável técnico da entidade, Paulo Guimarães.

A apresentação às entidades e parlamentares atendeu à solicitação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que organizou o evento, no Anexo IV da Câmara de Deputados.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, o estudo propõe uma reformulação dos conteúdos do cursos/aulas teóricas para os condutores na categoria B, e na forma em que eles são repassados e cobrados dos alunos no processo de aprendizagem para a condução de um veículo.

O estudo do OBSERVATÓRIO terá continuidade e prevê novas etapas como a construção de novos conteúdos teóricos para a formação de condutores na categoria A, propostas para o uso dos simuladores de direção, novos conteúdos para as aulas práticas (bem como novos protocolos), desenvolvimento de plano de aulas e revisão da  avaliação e exames práticos dos motoristas.

O evento foi coordenado pelo deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar e autor da Lei Seca e contou com o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND).

[gallery link="none" size="medium" ids="4332,4333,4334,4335,4337,4336"]

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto