Estudo, elaborado pelo OBSERVATÓRIO, propõe novos conteúdos para curso teórico.
Representantes dos DETRANS (Departamentos de Trânsito) do Brasil, de Centros de Formação de Condutores (CFCs), membros do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e deputados, acompanharam a apresentação da proposta de novo currículo teórico para formação de condutores no Brasil, em Brasília, na quinta-feira passada, dia 22 de outubro. O estudo é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2013, após audiência pública solicitada e coordenada pelo Deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar pelo Transito Seguro, na qual o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) ficou responsável pela compilação de propostas e elaboração do texto final.
O estudo foi apresentado pela pedagoga e responsável pela área de Educação do OBSERVATÓRIO, Roberta Mantovani, e pelo responsável técnico da entidade, Paulo Guimarães.
A apresentação às entidades e parlamentares atendeu à solicitação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que organizou o evento, no Anexo IV da Câmara de Deputados.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, o estudo propõe uma reformulação dos conteúdos do cursos/aulas teóricas para os condutores na categoria B, e na forma em que eles são repassados e cobrados dos alunos no processo de aprendizagem para a condução de um veículo.
O estudo do OBSERVATÓRIO terá continuidade e prevê novas etapas como a construção de novos conteúdos teóricos para a formação de condutores na categoria A, propostas para o uso dos simuladores de direção, novos conteúdos para as aulas práticas (bem como novos protocolos), desenvolvimento de plano de aulas e revisão da avaliação e exames práticos dos motoristas.
O evento foi coordenado pelo deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar e autor da Lei Seca e contou com o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND).
[gallery link="none" size="medium" ids="4332,4333,4334,4335,4337,4336"]
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.