Novos conceitos para o trânsito
O tema e slogan da Semana Municipal de Trânsito, instituídos pelo DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, “Sou a mudança no trânsito”, inspiraram o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) a lançar uma campanha nas redes sociais, com foco em comportamentos seguros para reduzir a acidentalidade no trânsito.
Durante todo o mês de setembro, todas as quartas e sextas-feiras, o público poderá acompanhar mensagens da campanha, que levará conscientização para todos os atores do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores em geral e até passageiros, no caso, crianças transportadas. As peças são veiculadas no facebook e no twitter do ONSV.
A proposta é convencer a todos que no trânsito, toda mudança passa, em primeiro lugar, pelo compromisso pessoal de cada um em agir com responsabilidade e gentileza para garantir a segurança de todos.
A intenção do OBSERVATÓRIO é também destacar a necessidade de uma convivência baseada na “urbanidade” e no “aticismo”.
As duas palavras não parecem muito acessíveis, mas são fundamentais como primeiro passo para transformar o trânsito e têm sinônimos em outros conceitos que conhecemos bem como a gentileza, a civilidade, a cortesia e a educação. Os novos conceitos são uma forma de chamar a atenção do público, saindo dos chavões, muitas vezes, já desgastados e que acabam sendo ignorados por já terem se tornados clichês.
“Não existem dúvidas que, no trânsito, precisamos conviver e agir com uma certa polidez para quebrar esse clima de guerra e disputa, muito comum entre motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros”, defende a jornalista Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do OBSERVATÓRIO.
Ela conceitua que “aticismo” vem de como o povo da Grécia Antiga vivia, com polidez e sensibilidade. Já Urbanidade, vem do pertencimento à cidade. “Portanto, pertencemos e precisamos estar integrados à cidade da melhor forma”, destaca.
Segundo Daniela, ser urbano no trânsito implica em dividir o espaço com o outro. E a divisão do espaço exige uma convivência harmoniosa e respeitosa nas vias.
A Campanha “Sou a mudança no trânsito” do OBSERVATÓRIO aborda os seguintes temas -
- uso do cinto de segurança
- respeito ao ciclista
- respeito à sinalização (incluindo a faixa de pedestre e placas)
- excesso de velocidade
- uso do celular ao volante
- uso do álcool na direção
- uso da cadeirinha para o transporte de crianças
- uso do capacete pelos motociclistas
A partir de agora, então, acompanhe nossas mensagens no facebook e twitter e já antecipe as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, muita conscientização.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.