Matérias

OBSERVADOR CERTIFICADO EXPLICA A NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO DA CNH PARA A RÁDIO JORNAL DE PERNAMBUCO/PE

Escrito por Portal ONSV

17 JAN 2023 - 15H44

Início de ano é período de pagamento de impostos e renovação de documentos

O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Plácido, participou do Rádio Notícia, programa da Rádio Jornal do estado de Pernambuco, para tirar dúvidas sobre os prazos de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Como a flexibilização para a renovação da CNH que entrou em vigor durante a pandemia de Covid-19 acabou. Com isso, o condutor tem até trinta dias após o vencimento da carteira para atualizar o documento. Segundo a Lei Federal nº 14.071 de 2020, a validade da CNH é de dez anos para condutores com até 49 anos. Cinco anos para os motoristas entre 50 e 69 anos e, três anos para condutores a partir de 70 anos. A mesma regra vale motoristas profissionais.

O Observador Certificado, Emanoel Silva, detalhou as penalidades envolvidas para o condutor que dirigir com a CNH vencida.

“Caso o condutor não observe esse prazo de renovação e seja flagrado dirigindo um veículo automotor com validade da sua [CNH] vencida há mais de 30 dias, isso irá implicar numa infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293, 43, e uma medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado”, explicou.

Ainda segundo o especialista a atualização da CNH está diretamente ligada à garantia da segurança no trânsito.

“A validade da Carteira Nacional de Habilitação é atrelada aos exames de aptidão física e mental. Nesse sentido esses exames precisam estar devidamente em dia para que seja comprovada a situação de que o condutor não oferece risco à segurança no trânsito”, finalizou.

Ouça agora:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2023/01/AUD-20230105-WA0009.mp3"][/audio]

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.