Início de ano é período de pagamento de impostos e renovação de documentos
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Plácido, participou do Rádio Notícia, programa da Rádio Jornal do estado de Pernambuco, para tirar dúvidas sobre os prazos de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Como a flexibilização para a renovação da CNH que entrou em vigor durante a pandemia de Covid-19 acabou. Com isso, o condutor tem até trinta dias após o vencimento da carteira para atualizar o documento. Segundo a Lei Federal nº 14.071 de 2020, a validade da CNH é de dez anos para condutores com até 49 anos. Cinco anos para os motoristas entre 50 e 69 anos e, três anos para condutores a partir de 70 anos. A mesma regra vale motoristas profissionais.
O Observador Certificado, Emanoel Silva, detalhou as penalidades envolvidas para o condutor que dirigir com a CNH vencida.
“Caso o condutor não observe esse prazo de renovação e seja flagrado dirigindo um veículo automotor com validade da sua [CNH] vencida há mais de 30 dias, isso irá implicar numa infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293, 43, e uma medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado”, explicou.
Ainda segundo o especialista a atualização da CNH está diretamente ligada à garantia da segurança no trânsito.
“A validade da Carteira Nacional de Habilitação é atrelada aos exames de aptidão física e mental. Nesse sentido esses exames precisam estar devidamente em dia para que seja comprovada a situação de que o condutor não oferece risco à segurança no trânsito”, finalizou.
Ouça agora:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2023/01/AUD-20230105-WA0009.mp3"][/audio]
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.