A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Margareth Gerbase Gramacho Fadigas, é nomeada presidente do Conselho Estadual de Trânsito, da Secretaria da Administração, a informação está no Diário Oficial Eletrônico da Bahia de ontem (27).
Conforme definição, o Conselho Estadual de Trânsito é um órgão colegiado, normativo, consultivo, e coordenador do Sistema Estadual, integrante do Sistema Nacional, competente para julgar em segunda instância os recursos interpostos contra penalidades aplicadas por Órgãos e Entidades Executivas de Trânsito e Rodoviários do Estado e dos Municípios, julgados pelas JARI (Juntas Administrativa de Recursos de Infrações), além das atribuições de acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, articulando os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito do Estado, reportando-se ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A Observadora Certificada Margareth Gerbase anteriormente ocupava o cargo no Conselho como representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia - SEINFRA e da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia – SIT.
“Estou muito feliz com esse novo desafio. Como Conselheira do CETRAN, aceitei o convite do Governo da Bahia para presidir o Conselho por ter sentido o apoio de todos os conselheiros, e da liderança dos órgãos Estaduais de Transito: o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o Diretor Geral do DETRAN, Rodrigo Pimentel, pois substituir um grande homem como Dr. Warney Andrade, que presidiu o órgão brilhantemente por 15 anos, não é tarefa fácil”, encerra Margareth Gerbase.
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.