No último sábado (02), foi ao ar uma reportagem sobre a dificuldade de acessibilidade em faixas de pedestres no Distrito Federal. A matéria do Jornal DF2, da afiliada da Globo, DFTV, na capital do país, contou com a participação da Observadora Certificada, Adriana Modesto.
A reportagem abordou os obstáculos que pessoas com deficiência enfrentam ao atravessar as ruas. Muitas vezes, as faixas de pedestres não contam com a acessibilidade necessária, como rampas. Em algumas ocasiões, a rampa existe em apenas um lado da rua. A matéria mostra, ainda, exemplos onde as faixas de pedestres acabam em guias altas ou até mesmo em rampas mal projetadas, resultando em desvios perigosos.
A Observadora Certificada e Doutora em Transportes pela UNB (Universidade de Brasília), Adriana Modesto, comentou sobre o problema enfrentado. “Causas comuns de fatalidades no trânsito passam pela ausência de calçadas e falta de manutenção, quando elas existem", disse a especialista.
A Observadora Certificada também falou sobre os problemas na superfície, outro desafio enfrentado. “Por exemplo, quando uma pessoa com deficiência faz uma travessia pela faixa de pedestre, que é o local mais adequado e, teoricamente, mais acessível, ela não pode ser surpreendida por buracos ou descontinuidades de elementos de acessibilidade” reforçou Adriana Modesto.
Assista a reportagem completa clicando aqui!
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
CEO do Observatório participa de Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal
O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira, 09, uma audiência pública que debateu sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.