“Se não houver percepção de risco, não há mudança de comportamento”.
Apesar de reduzir as mortes decorrentes de acidentes no trânsito, o Brasil está longe de cumprir as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2020, segundo informa a reportagem do Jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, de hoje (15/01), que contou com a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, para comentar sobre o tema.
Conforme a reportagem, no ritmo atual, o país só cumprirá a meta estabelecida em 2030, ou seja, com 10 anos de atraso. Entretanto, a meta seria cumprida mais rápido se os motoristas tivessem a percepção de risco de acidentes e mortes no trânsito, causados por suas ações, conforme informa o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Para Ramalho: “Se não houver percepção de risco, não há mudança de comportamento. Por isso, é difícil muitas vezes, mostrar a importância do uso do cinto de segurança, em não usar o celular, de não beber e dirigir, porque primeiro, há o entendimento de que comigo não vai acontecer nada, e o segundo, ele não consegue perceber a gravidade daquela imprudência ou negligência que está cometendo”, explica.
Assista à matéria completa em: https://globoplay.globo.com/v/8237650/
Foto: Bom Dia Brasil/G1
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23749,23750,23751,23734" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.