Matérias

OBSERVATÓRIO comenta na Rádio Bandeirantes aumento de quase 50% dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no estado de São Paulo

Escrito por Portal ONSV

03 SET 2021 - 09H42

Primeiro semestre deste ano registrou 38. 924 ocorrências, segundo dados do Detran/SP

Programa Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, destacou o aumento de quase 50% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no primeiro semestre deste ano, no estado de São Paulo. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, foi procurado pela rádio para avaliar esse cenário.

“Devido à pandemia, houve um alto índice de desemprego no país e certamente, muitas pessoas recorreram à motocicleta para fazer serviços de entrega. Acontece que o serviço de entrega, ele é regulamentado, existem regras, existe o treinamento necessário para o motociclista, ele é norteado dentro de regras”, ressaltou Ramalho.

Segundo o levantamento do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 38.924 ocorrências de trânsito, alta de 47%, se compararmos com o mesmo período de 2020, quando houve 26.240 registros de sinistros.

Conforme levantamento do OBSERVATÓRIO, ainda nesse mesmo período do comparativo, também houve aumento nas infrações ligadas à condução de motocicletas. Em abril de 2019, foram aplicadas 25.870 multas a condutores que não utilizavam capacete. No mesmo mês deste ano, registrou-se 30.601 casos. O diretor-presidente do ONSV, o problema está ligado à falta de um modelo de formação mais completo para o condutor da categoria.

“Ele é muito, muito simples, básico. Que não ensina premissas básicas, por exemplo, como frenagem, como entrar em uma curva, a questão de ponto cego, principalmente porque essa capacitação é feita em primeira marcha, dentro do ambiente controlado, temos proposto mudanças da legislação para que esses motociclistas vão para a rua devidamente habilitados”, argumentou.

Ouça a entrevista completa:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Audio-2021-08-31-at-161818.mp3"][/audio]

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.