Primeiro semestre deste ano registrou 38. 924 ocorrências, segundo dados do Detran/SP
Programa Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, destacou o aumento de quase 50% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no primeiro semestre deste ano, no estado de São Paulo. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, foi procurado pela rádio para avaliar esse cenário.
“Devido à pandemia, houve um alto índice de desemprego no país e certamente, muitas pessoas recorreram à motocicleta para fazer serviços de entrega. Acontece que o serviço de entrega, ele é regulamentado, existem regras, existe o treinamento necessário para o motociclista, ele é norteado dentro de regras”, ressaltou Ramalho.
Segundo o levantamento do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 38.924 ocorrências de trânsito, alta de 47%, se compararmos com o mesmo período de 2020, quando houve 26.240 registros de sinistros.
Conforme levantamento do OBSERVATÓRIO, ainda nesse mesmo período do comparativo, também houve aumento nas infrações ligadas à condução de motocicletas. Em abril de 2019, foram aplicadas 25.870 multas a condutores que não utilizavam capacete. No mesmo mês deste ano, registrou-se 30.601 casos. O diretor-presidente do ONSV, o problema está ligado à falta de um modelo de formação mais completo para o condutor da categoria.
“Ele é muito, muito simples, básico. Que não ensina premissas básicas, por exemplo, como frenagem, como entrar em uma curva, a questão de ponto cego, principalmente porque essa capacitação é feita em primeira marcha, dentro do ambiente controlado, temos proposto mudanças da legislação para que esses motociclistas vão para a rua devidamente habilitados”, argumentou.
Ouça a entrevista completa:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Audio-2021-08-31-at-161818.mp3"][/audio]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.