Primeiro semestre deste ano registrou 38. 924 ocorrências, segundo dados do Detran/SP
Programa Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, destacou o aumento de quase 50% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no primeiro semestre deste ano, no estado de São Paulo. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, foi procurado pela rádio para avaliar esse cenário.
“Devido à pandemia, houve um alto índice de desemprego no país e certamente, muitas pessoas recorreram à motocicleta para fazer serviços de entrega. Acontece que o serviço de entrega, ele é regulamentado, existem regras, existe o treinamento necessário para o motociclista, ele é norteado dentro de regras”, ressaltou Ramalho.
Segundo o levantamento do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 38.924 ocorrências de trânsito, alta de 47%, se compararmos com o mesmo período de 2020, quando houve 26.240 registros de sinistros.
Conforme levantamento do OBSERVATÓRIO, ainda nesse mesmo período do comparativo, também houve aumento nas infrações ligadas à condução de motocicletas. Em abril de 2019, foram aplicadas 25.870 multas a condutores que não utilizavam capacete. No mesmo mês deste ano, registrou-se 30.601 casos. O diretor-presidente do ONSV, o problema está ligado à falta de um modelo de formação mais completo para o condutor da categoria.
“Ele é muito, muito simples, básico. Que não ensina premissas básicas, por exemplo, como frenagem, como entrar em uma curva, a questão de ponto cego, principalmente porque essa capacitação é feita em primeira marcha, dentro do ambiente controlado, temos proposto mudanças da legislação para que esses motociclistas vão para a rua devidamente habilitados”, argumentou.
Ouça a entrevista completa:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Audio-2021-08-31-at-161818.mp3"][/audio]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.