Entre 2011 e 2020, mais de 382 mil brasileiros tiveram suas vidas interrompidas no trânsito, a maior causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos segundo estatísticas do Ministério da Saúde. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apoia o PL (Projeto de Lei) 2789/2023 e este abaixo-assinado é para que toda a população brasileira possa também demonstrar o seu apoio e reivindicar cidades mais humanas e seguras para todas as pessoas.
Dados de 2019 do Observatório Global de Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde), posicionaram o Brasil em 98° lugar no quesito segurança viária em um ranking com 183 países. Somos o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo.
De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a violência no trânsito custou R$ 1,5 trilhão aos cofres públicos entre os anos de 2007 e 2018, o equivalente a R$ 50 bilhões de reais ao ano. A violência no trânsito além de matar diariamente, é onerosa aos cofres públicos.
Diante de todos esses dados, o momento pede que a Câmara dos Deputados cumpra com o seu papel para tornar nosso trânsito mais seguro ao aprovar o projeto de lei 2789/2023. Ima iniciativa da sociedade civil organizada que foi protocolado pelo Dep. Jilmar Tatto (PT-SP) com co-autores de diferentes partidos e regiões nacionais: Dep. Paulo Foletto (PSB/ES); Dep. Pedro Uczai (PT/SC); Dep. Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ); Dep. Raimundo Santos (PSD/PA); Dep. Sâmia Bomfim (PSOL/SP); Dep. Silvia Cristina (PL/RO); Dep. Duda Salabert (PDT/MG).
Em seu texto, há duas propostas de alteração no Código de Trânsito Brasileiro que são fundamentais para reduzirmos o número de mortos e feridos nas ruas de nossas cidades:
Para assinar a petição, clique aqui.
Clique aqui e conheça as organizações que já apoiam o PL e lutam por um trânsito mais seguro e cidades mais humanas.
Para ler o texto na íntegra e acompanhar a tramitação do projeto de lei, acesse este link.
Assine a petição, divulgue e ajude a salvar vidas!
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.