Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Evento promoveu imersão na temática do ESG reforçando atenção às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Escrito por Portal ONSV

10 JUN 2024 - 09H49

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

“Cada vez mais a segurança no trânsito está sendo incorporada à pauta de ESG nas empresas, em especial aquelas que tem atividades ligadas diretamente ao assunto, como as transportadoras. Eventos como esse são importantes para sensibilizar gestores e tomadores de decisão quanto à urgência do tema, e mostrar para as equipes técnicas caminhos que podem ser trilhados em busca da preservação da vida no trânsito”, pontuou Paulo Guimarães.

Diante da importância que o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) desempenha no cenário nacional pela movimentação de 65% de todos os produtos produzidos, o setor tem aumentado a sua preocupação com os impactos dessa atividade no meio ambiente e na sociedade. Buscando demandas por práticas mais sustentáveis, responsáveis e éticas, exigindo das empresas uma profunda transformação.

No primeiro dia do evento (05), foi organizado o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, com painéis imersivos e especialistas renomados para debater os principais temas da agenda ESG e Segurança Viária, que contou com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, Alessandro Thomaz, instrutor PRF (Polícia Rodoviária Federal), Manuel Dubra, diretor da Apell Cubatão, e com a moderação do vice-presidente da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), Sérgio Sukadolnick.

Já o segundo (06), abordou a temática “Inventário de Emissões: transformando dados em estratégias”. Nesta oficina, os participantes puderam se aprofundar na metodologia para realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa, transformando dados em ações estratégicas para reduzir o impacto ambiental e otimizar custos.


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.