Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.
“Cada vez mais a segurança no trânsito está sendo incorporada à pauta de ESG nas empresas, em especial aquelas que tem atividades ligadas diretamente ao assunto, como as transportadoras. Eventos como esse são importantes para sensibilizar gestores e tomadores de decisão quanto à urgência do tema, e mostrar para as equipes técnicas caminhos que podem ser trilhados em busca da preservação da vida no trânsito”, pontuou Paulo Guimarães.
Diante da importância que o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) desempenha no cenário nacional pela movimentação de 65% de todos os produtos produzidos, o setor tem aumentado a sua preocupação com os impactos dessa atividade no meio ambiente e na sociedade. Buscando demandas por práticas mais sustentáveis, responsáveis e éticas, exigindo das empresas uma profunda transformação.
No primeiro dia do evento (05), foi organizado o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, com painéis imersivos e especialistas renomados para debater os principais temas da agenda ESG e Segurança Viária, que contou com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, Alessandro Thomaz, instrutor PRF (Polícia Rodoviária Federal), Manuel Dubra, diretor da Apell Cubatão, e com a moderação do vice-presidente da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), Sérgio Sukadolnick.
Já o segundo (06), abordou a temática “Inventário de Emissões: transformando dados em estratégias”. Nesta oficina, os participantes puderam se aprofundar na metodologia para realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa, transformando dados em ações estratégicas para reduzir o impacto ambiental e otimizar custos.
1/10
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.