Observatório divulga Carta aos Presidenciáveis e candidatos a Governador

Com o intuito de colocar o tema “segurança viária” na mesa de discussões e também nos debates em que participam os candidatos à presidência e também a governador, o Observatório Nacional de Segurança Viária divulga hoje a Carta Compromisso aos Presidenciáveis/Governadores. Matando mais de 50 mil brasileiros por ano, o trânsito é hoje um tema que não recebe o devido destaque nos programas diários eleitorais de rádios e TVs. Nas centenas de entrevistas que os candidatos concedem semanalmente, esse tema também é pouco explorado.
A Carta mostra o cenário do trânsito no país, com dados divulgados por diversos órgãos públicos e privados nos últimos anos, pontuando informações sobre mortos e feridos e os incalculáveis gastos públicos decorrentes dos acidentes de trânsito. Além disso, vale lembrar que já temos dois planos bastante abrangentes para o setor (Política Nacional de Trânsito/2004 e o Plano Nacional de Redução de Acidentes/2010) com basicamente todas ações previstas para redução de mortes e feridos, porém, sem a devida atenção dos governantes. A segurança viária não é, definitivamente, uma política de governo no nosso país.
Para nortear as atividades do próximo governo (tanto nacional, quanto dos estados), o Observatório sugere que os esforços foquem em três eixos distintos: dados e informações, gestão integrada e educação. E para encerrar, solicitamos aos CANDIDATOS que se comprometam com as diretrizes da Carta e efetivamente olhe para o trânsito como uma área que merece investimentos em tecnologia, estudos e efetivamente, ações.
Leia aqui a Carta na íntegra:

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.