Durante os dias 21 a 24 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi palco do 78º Encontro Nacional dos Detrans e do XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), um evento de extrema importância para discutir e aprimorar questões relacionadas ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e suas resoluções emitidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na oportunidade, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representando pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e Jonielson Oliveira, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), assinaram o acordo de cooperação técnica entre as entidades.
“Esse termo de cooperação é fundamental para a gente conseguir chegar aos nossos objetivos enquanto instituição, então a AND é quem agradece imensamente ao Observatório por topar esse termo de cooperação onde serão desenvolvidos aí vários estudos, educação para o trânsito, ajudar os municípios a ingressar nesse sistema de municipalização e integração ao sistema nacional. Então, nós que agradecemos. O Observatório é uma instituição que já está segmentada, concreta nas suas ações, é reconhecida a nível nacional e é isso o que a gente busca, integrações e parceiros para juntos conseguirmos chegar aos nossos objetivos, junto ao Sistema Nacional de Trânsito”, argumentou e Jonielson Oliveira, presidente da AND.
A formalização do acordo apresenta cinco metas principais: intercâmbio de dados, por meio da AND, o OBSERVATÓRIO irá aprimorar a base de dados para dar suporte aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela entidade, no âmbito do MobLab do OBSERVATÓRIO; o incentivo e o apoio à municipalização do trânsito, por meio da divulgação, oferecimento e promoção do curso Transformando Cidades, que tem como foco a capacitação de técnicos e gestores de prefeituras; a terceira, trata da promoção da Educação para o Trânsito nos estados, por meio de uma parceria com o programa Educa, ou seja, cada Detran, por meio da AND, junto ao OBSERVATÓRIO, tem esse compromisso de desenvolver o Educa.
Como quarta meta, a promoção dos conteúdos das campanhas educativas, por intermédio da divulgação e disseminação do programa Laço Amarelo. Para o quinto item, o OBSERVATÓRIO oferece pesquisadores e um banco de horas para que a AND identifique algum tipo de assunto relacionado à segurança no trânsito para demandar ao OBSERVATÓRIO que desenvolva esse determinado estudo.
Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, “o trabalho é em conjunto e o protagonismo é de quem promove as políticas públicas, mas o Observatório pode ser o grande braço técnico de apoio dos Detrans nessa empreitada de redução das vítimas de trânsito.”
1/8
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.