Matérias

OBSERVATÓRIO E ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DETRANS FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Parceria foi oficializada durante o 78º END e visa aprimorar as boas práticas e segurança no trânsito por meio de diversas frentes de trabalho em conjunto

Escrito por Portal ONSV

28 NOV 2023 - 12H10 (Atualizada em 05 DEZ 2023 - 10H56)

Durante os dias 21 a 24 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi palco do 78º Encontro Nacional dos Detrans e do XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), um evento de extrema importância para discutir e aprimorar questões relacionadas ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e suas resoluções emitidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na oportunidade, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representando pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e Jonielson Oliveira, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), assinaram o acordo de cooperação técnica entre as entidades.

“Esse termo de cooperação é fundamental para a gente conseguir chegar aos nossos objetivos enquanto instituição, então a AND é quem agradece imensamente ao Observatório por topar esse termo de cooperação onde serão desenvolvidos aí vários estudos, educação para o trânsito, ajudar os municípios a ingressar nesse sistema de municipalização e integração ao sistema nacional. Então, nós que agradecemos. O Observatório é uma instituição que já está segmentada, concreta nas suas ações, é reconhecida a nível nacional e é isso o que a gente busca, integrações e parceiros para juntos conseguirmos chegar aos nossos objetivos, junto ao Sistema Nacional de Trânsito”, argumentou e Jonielson Oliveira, presidente da AND.

A formalização do acordo apresenta cinco metas principais: intercâmbio de dados, por meio da AND, o OBSERVATÓRIO irá aprimorar a base de dados para dar suporte aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela entidade, no âmbito do MobLab do OBSERVATÓRIO; o incentivo e o apoio à municipalização do trânsito, por meio da divulgação, oferecimento e promoção do curso Transformando Cidades, que tem como foco a capacitação de técnicos e gestores de prefeituras; a terceira, trata da promoção da Educação para o Trânsito nos estados, por meio de uma parceria com o programa Educa, ou seja, cada Detran, por meio da AND, junto ao OBSERVATÓRIO, tem esse compromisso de desenvolver o Educa.

Como quarta meta, a promoção dos conteúdos das campanhas educativas, por intermédio da divulgação e disseminação do programa Laço Amarelo. Para o quinto item, o OBSERVATÓRIO oferece pesquisadores e um banco de horas para que a AND identifique algum tipo de assunto relacionado à segurança no trânsito para demandar ao OBSERVATÓRIO que desenvolva esse determinado estudo.

Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, “o trabalho é em conjunto e o protagonismo é de quem promove as políticas públicas, mas o Observatório pode ser o grande braço técnico de apoio dos Detrans nessa empreitada de redução das vítimas de trânsito.”


Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.