Matérias

OBSERVATÓRIO E ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DETRANS FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Parceria foi oficializada durante o 78º END e visa aprimorar as boas práticas e segurança no trânsito por meio de diversas frentes de trabalho em conjunto

Escrito por Portal ONSV

28 NOV 2023 - 12H10 (Atualizada em 05 DEZ 2023 - 10H56)

Durante os dias 21 a 24 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi palco do 78º Encontro Nacional dos Detrans e do XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), um evento de extrema importância para discutir e aprimorar questões relacionadas ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e suas resoluções emitidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na oportunidade, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representando pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e Jonielson Oliveira, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), assinaram o acordo de cooperação técnica entre as entidades.

“Esse termo de cooperação é fundamental para a gente conseguir chegar aos nossos objetivos enquanto instituição, então a AND é quem agradece imensamente ao Observatório por topar esse termo de cooperação onde serão desenvolvidos aí vários estudos, educação para o trânsito, ajudar os municípios a ingressar nesse sistema de municipalização e integração ao sistema nacional. Então, nós que agradecemos. O Observatório é uma instituição que já está segmentada, concreta nas suas ações, é reconhecida a nível nacional e é isso o que a gente busca, integrações e parceiros para juntos conseguirmos chegar aos nossos objetivos, junto ao Sistema Nacional de Trânsito”, argumentou e Jonielson Oliveira, presidente da AND.

A formalização do acordo apresenta cinco metas principais: intercâmbio de dados, por meio da AND, o OBSERVATÓRIO irá aprimorar a base de dados para dar suporte aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela entidade, no âmbito do MobLab do OBSERVATÓRIO; o incentivo e o apoio à municipalização do trânsito, por meio da divulgação, oferecimento e promoção do curso Transformando Cidades, que tem como foco a capacitação de técnicos e gestores de prefeituras; a terceira, trata da promoção da Educação para o Trânsito nos estados, por meio de uma parceria com o programa Educa, ou seja, cada Detran, por meio da AND, junto ao OBSERVATÓRIO, tem esse compromisso de desenvolver o Educa.

Como quarta meta, a promoção dos conteúdos das campanhas educativas, por intermédio da divulgação e disseminação do programa Laço Amarelo. Para o quinto item, o OBSERVATÓRIO oferece pesquisadores e um banco de horas para que a AND identifique algum tipo de assunto relacionado à segurança no trânsito para demandar ao OBSERVATÓRIO que desenvolva esse determinado estudo.

Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, “o trabalho é em conjunto e o protagonismo é de quem promove as políticas públicas, mas o Observatório pode ser o grande braço técnico de apoio dos Detrans nessa empreitada de redução das vítimas de trânsito.”


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.