O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi destaque do Jornal Correio Braziliense, em Brasília-DF, do dia 5 de dezembro. Com a matéria intitulada “Embriaguez e celular ao volante são punidos com mais rigor fora do Brasil”, da série de reportagens “A Corrida para Salvar Vidas”, o jornal mostra como é realizada a punição das infrações em outros países e de que forma os investimentos são aplicados para reduzir as mortes no trânsito. Na França, por exemplo, guiar sob efeito de álcool pode render multa de até R$ 200 mil; no Brasil, a multa para quem insiste falar ao telefone enquanto dirige é de R$ 293,47.
A repórter Isa Stacciarini procurou o OBSERVATÓRIO como fonte para a matéria escrita que, por meio de seu diretor-presidente, José Aurélio Ramalho, se pronunciou.
Ramalho frisou que a percepção de risco só muda se tiver investimento na formação do condutor e em educação de trânsito nas escolas. “Se o motorista não estiver educado, ele não deixará de falar ao celular e continuará bebendo e dirigindo. Tem de ocorrer uma grande mudança em mostrar para o cidadão que as leis e as regras de trânsito são para a proteção dele e não para prejudicá-lo”, destacou o diretor-presidente.
Na visão dele, é necessário a formulação de um programa consciente para envolver motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. “Informar é fundamental para que não haja a relação do trânsito com a indústria da multa. As regras que existem são para proteger o cidadão”, ressaltou.
Leia aqui a matéria no íntegra.
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.