O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária, se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em nível geral, sinistros de trânsito representam a oitava causa de morte no mundo. As tendências atuais indicam que, se não forem tomadas medidas urgentes, irão se tornar a quinta causa de morte até 2030.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a frota brasileira em 2014 era de 86.700.490 de veículos, em 2024 contabilizou 119.227.657, o que representa um aumento de mais de 37%.
Por outro lado, o PLANO NACIONAL DE REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES NO TRÂNSITO (Pnatrans) traz diretrizes para que o país reduza em, no mínimo, metade o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes no prazo de dez anos (2021 a 2030).
Programa
O PROSEG PARANÁ é um programa que tem como oferecer melhores condições de segurança na malha rodoviária, que por meio de um conjunto de medidas adota o conceito “Rodovias que Perdoam”. A sigla PROSEG PARANÁ, foi construída com a intenção de dar uma dupla conotação: a primeira de abreviar a denominação PROgrama de SEGurança Viária nas Rodovias Estaduais do PARANÁ e a segunda é a de PROSSEGUIR, dando a ideia de continuidade das ações do Governo do Estado voltadas para a infraestrutura paranaense.
Também, uma menção ao Programa PROSEG elaborado por servidores do DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) em meados de 1980, que trouxe grandes benefícios para infraestrutura à época.
O início das atividades do Programa deu-se dia 23 de novembro de 2021, com valor total de licitação de R$ 412.202.235,02 . Foram priorizados alguns trechos para ação imediata, que com a devida justificativa técnica e autorização do DER/PR foram executados sem apresentação prévia do Projeto Executivo. Nestes trechos foram executados os serviços de sinalização horizontal, incluindo tachas e tachões, e sinalização vertical, com exceção de placas indicativas.
O Programa de Segurança Viária foi subdividido em 08 lotes e tem como objetivo o desenvolvimento de Projetos Executivos, Implantação e Manutenção de Dispositivos de Segurança Viária em 9.965,43 quilômetros de rodovias pavimentadas do estado do Paraná, com exceção das rodovias que pertenciam à concessão, que foi dividido em 08 lotes.
Produtos e Materiais
Os Projetos que compreendem os 9.965 quilômetros de rodovias abrangidas no PROSEG PARANÁ, adotam critérios geométricos, de uso do solo e de composição do fluxo de veículos para a definição de materiais e soluções propostas. É constituído de elementos que estabelecem as diretrizes a serem empregadas na elaboração dos Projetos Executivos de Segurança Viária, alguns destes produtos/materiais e soluções de sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança longitudinais e pontuais conforme estabelecem as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Inovações
O PROSEG promove o incentivo à Inovação, que prevê a possibilidade de apresentação de novas soluções ou materiais para aprimorar e otimizar os serviços realizados, em trechos pré-definidos para testes. Isso garante que a administração pública tenha acesso a novas metodologias e conhecimento que poderá ser aproveitado futuramente em outras iniciativas do DER/PR.
Fontes:
https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/arquivos-senatran/Anexo_I_pnatrans.pdf
https://www.der.pr.gov.br/Pagina/PROSEG
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