O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária publica mais um estudo em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), dessa vez sobre as informações disponibilizadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) nos portais e sites de cada órgão do país. Esse trabalho vem ao encontro da missão do OBSERVATÓRIO de “desenvolver e compartilhar conhecimentos técnicos, por meio de estudos e pesquisas a fim de contribuir com a construção de um trânsito mais seguro no Brasil”.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define o que cada Detran realiza em muitas áreas como: habilitação de condutores, veículos, fiscalização de trânsito, estatísticas e educação para o trânsito, entre outros. O estudo analisou as informações públicas e acessíveis sobre sete quesitos: Frota de veículos; Condutores habilitados; CFC; Infrações; Educação para o trânsito; Acidentes de trânsito e, por último, Atendimento ao público.
Foram estabelecidos níveis de desempenho e uma pontuação para cada critério: “MELHOR PRÁTICA” – nota 3, “PRÁTICA INTERMEDIÁRIA” – nota 2; ou “PRÁTICA INICIAL” – nota 1. Portais que não apresentaram o dado pesquisado nas consultas preliminares receberam a nota 0.
Depois de todas as análises, a região Sul obteve a melhor média entre os 27 Detrans do país: o Paraná e o Rio Grande do Sul, obtiveram a média 7,7 nos quesitos analisados disponibilizando as informações de forma clara, concisa e também o maior número de dados. São Paulo e Sergipe ficaram logo em seguida, com a média 7,6 empatados.
Já os Detrans que receberam as menores médias, pois oferecem pouca informação nos portais são: Amazonas com a média 2,4; Acre com 2,2 e a Bahia foi classificada com a média 0,5.
O Brasil tem poucas informações a respeito do trânsito. É dever dos Detrans prover dados estatísticos sobre acidentes e os motivos pelos quais acontecem. A intenção do OBSERVATÓRIO com esse estudo foi identificar quais as melhores práticas e como os Detrans podem melhorar seus portais. “Uma das intenções também foi verificar quais informações os Detrans disponibilizam e que podem ser úteis para a gestão da segurança viária no país”, afirma Tiago Bastos, professor da UFPR e coordenador da pesquisa.
Para Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, que acompanhou de perto o estudo, “muito mais importante do que termos um ranking de melhores e piores portais, é termos identificado por meio de uma metodologia científica as boas práticas de muitos Detrans e estarmos indicando para todos os demais que é possível informar a sociedade e, com isso, promover segurança viária”.
Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a motivação deste estudo se deu mediante a demanda da imprensa, solicitando informações de ações realizadas pelos Governos, incluindo os Detrans. “Nossa intenção foi pesquisar esse universo de informações e, com ele em mãos, poder ajudar não só a sociedade a conhecer o trabalho executado pelos Detrans, mas principalmente divulgar as boas iniciativas e, quem sabe, unificá-las país afora”, conclui.
Abaixo a classificação de cada estado e também o estudo completo.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery type="image_grid" images="24284,24328,24286,24287,24288,24289,24290,24291,24292,24293,24294,24295,24296,24297,24298,24299,24300,24301,24302,24310,24303,24304,24305,24306,24307,24308,24309" img_size="full" column_number="4" grayscale="no" images_space="gallery_without_space"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][button target="_self" hover_type="default" text_align="center" text="ACESSE O ESTUDO AQUI!" link="https://www.flipsnack.com/observatorio/relat-rio-onsv-avalia-o-detrans.html"][/vc_column][/vc_row]
OBSERVADORA CERTIFICADA MINISTRA PALESTRA PARA UNIDADE DOS CORREIOS DE ITABUNA/BA
A unidade dos Correios de Itabuna, na Bahia, realizou a edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) de 2023, durante o período de 12 a 15 de setembro, na sede da unidade. O tema deste ano foi “Em casa ou no trabalho, escolha a vida”, e contou com palestra de abertura ministrada pela Observadora Certificada Sene Ferreira.
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA VIÁRIA NO PROGRAMA ESG
O Observador Certificado Thyrso Guilarducci ministrou a palestra “A importância da Segurança Viária no Programa ESG”, na segunda-feira (18), durante a realização da 6ª edição do Conexão RH – especial 30 anos, promovida pelo Sest Senat, unidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo.
CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO DA PRF CONTA COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
Na segunda-feira (18), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em sua Sede Nacional, em Brasília, Distrito Federal. O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.