O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária publica mais um estudo em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), dessa vez sobre as informações disponibilizadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) nos portais e sites de cada órgão do país. Esse trabalho vem ao encontro da missão do OBSERVATÓRIO de “desenvolver e compartilhar conhecimentos técnicos, por meio de estudos e pesquisas a fim de contribuir com a construção de um trânsito mais seguro no Brasil”.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define o que cada Detran realiza em muitas áreas como: habilitação de condutores, veículos, fiscalização de trânsito, estatísticas e educação para o trânsito, entre outros. O estudo analisou as informações públicas e acessíveis sobre sete quesitos: Frota de veículos; Condutores habilitados; CFC; Infrações; Educação para o trânsito; Acidentes de trânsito e, por último, Atendimento ao público.
Foram estabelecidos níveis de desempenho e uma pontuação para cada critério: “MELHOR PRÁTICA” – nota 3, “PRÁTICA INTERMEDIÁRIA” – nota 2; ou “PRÁTICA INICIAL” – nota 1. Portais que não apresentaram o dado pesquisado nas consultas preliminares receberam a nota 0.
Depois de todas as análises, a região Sul obteve a melhor média entre os 27 Detrans do país: o Paraná e o Rio Grande do Sul, obtiveram a média 7,7 nos quesitos analisados disponibilizando as informações de forma clara, concisa e também o maior número de dados. São Paulo e Sergipe ficaram logo em seguida, com a média 7,6 empatados.
Já os Detrans que receberam as menores médias, pois oferecem pouca informação nos portais são: Amazonas com a média 2,4; Acre com 2,2 e a Bahia foi classificada com a média 0,5.
O Brasil tem poucas informações a respeito do trânsito. É dever dos Detrans prover dados estatísticos sobre acidentes e os motivos pelos quais acontecem. A intenção do OBSERVATÓRIO com esse estudo foi identificar quais as melhores práticas e como os Detrans podem melhorar seus portais. “Uma das intenções também foi verificar quais informações os Detrans disponibilizam e que podem ser úteis para a gestão da segurança viária no país”, afirma Tiago Bastos, professor da UFPR e coordenador da pesquisa.
Para Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, que acompanhou de perto o estudo, “muito mais importante do que termos um ranking de melhores e piores portais, é termos identificado por meio de uma metodologia científica as boas práticas de muitos Detrans e estarmos indicando para todos os demais que é possível informar a sociedade e, com isso, promover segurança viária”.
Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a motivação deste estudo se deu mediante a demanda da imprensa, solicitando informações de ações realizadas pelos Governos, incluindo os Detrans. “Nossa intenção foi pesquisar esse universo de informações e, com ele em mãos, poder ajudar não só a sociedade a conhecer o trabalho executado pelos Detrans, mas principalmente divulgar as boas iniciativas e, quem sabe, unificá-las país afora”, conclui.
Abaixo a classificação de cada estado e também o estudo completo.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery type="image_grid" images="24284,24328,24286,24287,24288,24289,24290,24291,24292,24293,24294,24295,24296,24297,24298,24299,24300,24301,24302,24310,24303,24304,24305,24306,24307,24308,24309" img_size="full" column_number="4" grayscale="no" images_space="gallery_without_space"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][button target="_self" hover_type="default" text_align="center" text="ACESSE O ESTUDO AQUI!" link="https://www.flipsnack.com/observatorio/relat-rio-onsv-avalia-o-detrans.html"][/vc_column][/vc_row]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.