Projetos premiados em outras categorias também contam com a parceria do OBSERVATÓRIO e representantes da entidade
Foi realizada ontem (08), a cerimônia de premiação “Prêmio Senatran 2022”, em Brasília/DF, com transmissão pelo canal oficial do MInfra (Ministério da Infraestrutura) no YouTube. A solenidade premiou com troféus e certificados órgãos, instituições e pessoas que promoveram a segurança no trânsito brasileiro.
O OBSERVATÓRIO - representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães -, foi uma das instituições agraciadas durante o evento, com o reconhecimento pelas ações realizadas em parceria com a Senatran ao longo de 2022, que contribuíram com a redução da violência no trânsito. No total, receberam o prêmio 50 entidades, órgãos e pessoas físicas que colaboraram de forma positiva para melhorar o trânsito brasileiro.
Na categoria VI – TCC de Graduação, o 1º colocado foi o aluno Thiago Noriyuki Kubo e o professor orientador Jorge Tiago Bastos, com o artigo científico “Análise do uso do telefone celular ao volante com base em estudo naturalístico de direção”. Trata-se de uma pesquisa dentro do projeto de pesquisa chamado "Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro", do qual o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o OBSERVATÓRIO são financiadores.
Na categoria VII – Projeto ou Programa – Estados e Distrito Federal, o 1º lugar foi para o Detran de Alagoas e a responsável pelo “Projeto - Juntos Salvamos vidas: planejamento da campanhas e ações educativas Maio Amarelo 2022”, a Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa e representante do Movimento Maio Amarelo em Alagoas, Edira Soares, pelo reconhecimento às ações desenvolvidas durante o mês de maio, no Movimento Maio Amarelo.
Esse projeto de educação para o trânsito que além da resolução do Contran, trata das campanhas educativas e teve os conteúdos do Educa como fonte de inspiração para a produção dos filmes “Jogo de certo e errado”, e de jogos educativos que foram disponibilizados para as escolas participantes do programa Educa em Alagoas.
Assista ao Prêmio Senatran 2022:
[vc_gallery interval="3" images="31292,31293,31294,31295,31296,31297,31298,31299,31300,31301" img_size="full"][vc_empty_space]
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.