Matérias

OBSERVATÓRIO fala sobre o fim do DPVAT

Escrito por Portal ONSV

14 NOV 2019 - 13H16

Diante da medida provisória editada pelo presidente Bolsonaro, que extingue o seguro obrigatório DPVAT a partir de janeiro de 2020, o programa 90 minutos da Rádio Bandeirantes da última terça-feira (12/11), debateu sobre esse tema. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho foi um dos especialistas ouvidos para comentar sobre os prós e contras da ação.

Para Ramalho, “O seguro DPVAT é um seguro único no planeta, só tem no Brasil. Ele serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de você provar quem é o culpado, ou anotar a placa do carro, se você fizer um boletim de ocorrência e disser que foi atropelado, o carro passou em cima do seu pé, isso já te dá direito de entrar com pedido no seguro DPVAT, essa é a parte que eu considero frágil no processo”, argumenta.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO ressalta a parte positiva e também questiona: “No ponto de vista da parte positiva do seguro, é que ele atende a todos os brasileiros, independentemente se ele pagou o DPVAT ou não, basta ser um acidente viário. Então, isso também é um lado positivo. A grande perda que temos observado com a decisão do presidente é com o dinheiro direcionado para o SUS, que são mais de 2 bilhões, conforme ouvi pela imprensa, por ano. Então, de onde virá o dinheiro para o SUS cobrir esse valor?”

E também frisa sobre as questões da educação no trânsito: “Se nós tivermos um trânsito mais respeitoso, onde os motoristas são mais preparados na rua, porque o trânsito Ronald, como você já fala dia e noite na Rádio Trânsito, é cidadania, é respeito. Se os cidadãos brasileiros decidirem a partir de hoje, darem seta, não usar o celular, não beber e dirigir, não fazer ultrapassagem em locais de risco, ou seja, fazer as regras de trânsito valer, certamente teremos uma redução drástica dos acidentes de trânsito e não precisaríamos ficar discutindo os recursos do DPVAT”, complementa Ramalho.

Ouça abaixo:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/11/90minutos_participacao_ramalho_dpvat.mp3"][/audio]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.