Diante da medida provisória editada pelo presidente Bolsonaro, que extingue o seguro obrigatório DPVAT a partir de janeiro de 2020, o programa 90 minutos da Rádio Bandeirantes da última terça-feira (12/11), debateu sobre esse tema. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho foi um dos especialistas ouvidos para comentar sobre os prós e contras da ação.
Para Ramalho, “O seguro DPVAT é um seguro único no planeta, só tem no Brasil. Ele serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de você provar quem é o culpado, ou anotar a placa do carro, se você fizer um boletim de ocorrência e disser que foi atropelado, o carro passou em cima do seu pé, isso já te dá direito de entrar com pedido no seguro DPVAT, essa é a parte que eu considero frágil no processo”, argumenta.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO ressalta a parte positiva e também questiona: “No ponto de vista da parte positiva do seguro, é que ele atende a todos os brasileiros, independentemente se ele pagou o DPVAT ou não, basta ser um acidente viário. Então, isso também é um lado positivo. A grande perda que temos observado com a decisão do presidente é com o dinheiro direcionado para o SUS, que são mais de 2 bilhões, conforme ouvi pela imprensa, por ano. Então, de onde virá o dinheiro para o SUS cobrir esse valor?”
E também frisa sobre as questões da educação no trânsito: “Se nós tivermos um trânsito mais respeitoso, onde os motoristas são mais preparados na rua, porque o trânsito Ronald, como você já fala dia e noite na Rádio Trânsito, é cidadania, é respeito. Se os cidadãos brasileiros decidirem a partir de hoje, darem seta, não usar o celular, não beber e dirigir, não fazer ultrapassagem em locais de risco, ou seja, fazer as regras de trânsito valer, certamente teremos uma redução drástica dos acidentes de trânsito e não precisaríamos ficar discutindo os recursos do DPVAT”, complementa Ramalho.
Ouça abaixo:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/11/90minutos_participacao_ramalho_dpvat.mp3"][/audio]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.