Matérias

OBSERVATÓRIO faz alerta sobre excesso de confiança na direção

Escrito por Portal ONSV

26 OUT 2015 - 14H36

Vídeo traz recomendações para prevenir colisões

A confiança tem que ser na medida certa no trânsito. É importante para expressar segurança a todos que compartilham a via, mas pode ser perigosa, quando há excesso. Esse é mais um alerta do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), ao abordar causas de acidentes, sobretudo, as colisões nas vias.

De acordo com a entidade, pesquisas mundiais apontam que 80% dos acidentes acontecem em vias em boas condições, 70% em pistas secas, 60% durante o dia; e mesmos 65% dos acidentes em pistas molhadas, ocorrem em retas.

Esses números dizem muita coisa e permitem a seguinte leitura: muita confiança se traduz em muita desatenção no trânsito e os resultados são quase, invariavelmente, acidentes.

No caso das colisões, esses dois fatores estão sempre presentes: excesso de confiança e desatenção.

Neste vídeo do OBSERVATÓRIO sobre principais colisões e suas causas, você poderá ter importantes orientações de como evitar todos os tipos de ocorrências: colisões frontais, laterais, traseiras, com objetos fixos e em cruzamentos.

O vídeo ainda alerta que 70% dos acidentes registrados são colisões e que para evitar acidentes deste gênero, a atenção e a concentração apenas na direção é uma exigência, um verdadeiro mandamento. Um das principais recomendações ao dirigir é  evitar distrações, para que você possa ter respostas rápidas e seguras, minimizando os  acidentes e seus impactos, defende o OBSERVATÓRIO

Assista agora mesmo!

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.