Vídeo traz recomendações para prevenir colisões
A confiança tem que ser na medida certa no trânsito. É importante para expressar segurança a todos que compartilham a via, mas pode ser perigosa, quando há excesso. Esse é mais um alerta do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), ao abordar causas de acidentes, sobretudo, as colisões nas vias.
De acordo com a entidade, pesquisas mundiais apontam que 80% dos acidentes acontecem em vias em boas condições, 70% em pistas secas, 60% durante o dia; e mesmos 65% dos acidentes em pistas molhadas, ocorrem em retas.
Esses números dizem muita coisa e permitem a seguinte leitura: muita confiança se traduz em muita desatenção no trânsito e os resultados são quase, invariavelmente, acidentes.
No caso das colisões, esses dois fatores estão sempre presentes: excesso de confiança e desatenção.
Neste vídeo do OBSERVATÓRIO sobre principais colisões e suas causas, você poderá ter importantes orientações de como evitar todos os tipos de ocorrências: colisões frontais, laterais, traseiras, com objetos fixos e em cruzamentos.
O vídeo ainda alerta que 70% dos acidentes registrados são colisões e que para evitar acidentes deste gênero, a atenção e a concentração apenas na direção é uma exigência, um verdadeiro mandamento. Um das principais recomendações ao dirigir é evitar distrações, para que você possa ter respostas rápidas e seguras, minimizando os acidentes e seus impactos, defende o OBSERVATÓRIO
Assista agora mesmo!
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.