Matérias

OBSERVATÓRIO lança e-book Urbanidade

Escrito por Portal ONSV

17 MAR 2016 - 15H40

Os desdobramentos do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, realizado em novembro, em Brasília, estão em pleno andamento; e, agora, o OBSERVATÓRIO acaba de lançar o e-book do evento - publicação eletrônica que traz a compilação de tudo que aconteceu e ainda muito mais. Trata-se de uma publicação moderna, com dispositivos como QR codes, que permitem aos leitores assistirem um resumo dos debates pela internet e pelos seus smartphones, podendo se aprofundar nas discussões, que também estão sintetizadas em textos.

O e-book “Urbanidade” reúne desde iniciativas que influenciaram o surgimento dessa marca que passou a permear projetos, ações e eventos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a partir do ano passado, chegando às propostas de todos esses eventos que vão apontar caminhos para soluções que levem à redução da violência no trânsito no país.

Na publicação, a sociedade terá acesso a uma contextualização de como teve início o conceito, em que ele se alicerça, como surgiu a ideia do Urbanidade e acompanhar a linha do tempo dos principais fatos que tiveram impacto nas políticas de trânsito no país.

A partir dessa contextualização, o e-book traz um resumo dos seus dois principais eventos de 2015: o Seminário, Urbanidade por uma mobilidade segura, realizado, no dia 3 de novembro, em Brasília, no auditório do Jornal Correio Braziliense, com ampla participação e transmissão ao vivo pela internet; e o Fórum das ONGs de Trânsito, que foi espaço de participação da sociedade civil organizada indicando suas propostas para um trânsito mais seguro no Brasil. O Fórum, intitulado O papel da sociedade civil na busca da segurança no trânsito, aconteceu como ação preparatória para a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, organizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde, em 17 de novembro em Brasília, do ano passado.

Os dois eventos tiveram painéis de debates com os cinco eixos propostos pela ONU/OMS para ampliar a segurança viária no mundo: Fiscalização, Infraestrutura, Segurança Veicular, Educação e Saúde, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, além do OBSERVATÓRIO como mediador de todas as mesas de discussões, que indicaram propostas de ações.

Compiladas, as propostas (veja todas as propostas nas páginas 54 e 55) passaram a ser um compromisso do OBSERVATÓRIO para ações a curto e médio prazos que deverão ser perseguidas pelos grupos de trabalho que serão formados e deverão começar a agir ainda neste primeiro semestre. Serão convidadas as autoridades responsáveis e que coordenam o trânsito no país (Denatran, Detrans, Cetrans, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos), não só para participar das discussões, mas para protagonizar a análise e encaminhamento das propostas, ficando ao OBSERVATÓRIO secretariar, organizar e dar acompanhamento aos desdobramentos dos trabalhos (ações, cronogramas, métricas etc).

Conheça agora o e-book Urbanidade:

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.