Matérias

Observatório leva o Maio Amarelo e o SOMA para o IV CISEV

Escrito por Portal ONSV

11 SET 2014 - 14H47

"Observatório

Divulgada no começo desse mês o programa técnico do IV CISEV (Congresso Ibero-americano de Segurança Viária) que será realizado em Cancun, no México de 30 de setembro a 04 de outubro de 2014. O evento é uma realização do IVIA (Instituto Viário Ibero-americano) que tem sede em Madri, Espanha.

O Observatório Nacional de Segurança Viária estará palestrando em dois momentos distintos do evento: no dia 1º de outubro, na sessão técnica-científica “Educação, Conscientização e Fiscalização, exemplos de colaboração”, o presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho estará palestrando sobre o Movimento Maio Amarelo. A intenção é divulgar esse movimento social, nascido no Brasil e que já, em seu primeiro ano, foi adotado por diversos países da América do Sul e Central, além de outros no continente africano. Ramalho irá mostrar a intenção do Movimento e também como todos os países devem trabalhar o Maio Amarelo.

Já no dia 02 de outubro, na sessão-técnica “Vias e equipamentos mais seguros para todos”, o Observatório apresenta o SOMA (Sistema de Observação Monitoramento e Ação) desenvolvido pelos técnicos do Observatório e que compila uma série de dados de bases públicas e privadas para entender onde os acidentes de trânsito acontecem.

“O Brasil é um país de dimensões continentais. O trânsito precisa ser entendido dentro dessa dimensão. O objetivo é identificar os pontos críticos e atuar junto ao poder público trabalhando diretamente onde há mais problema. Desde um município pequeno até as maiores capitais precisam conhecer onde está acontecendo a maioria dos acidentes e quem é essa vítima. O SOMA é uma ferramenta que poderá ajudar bastante”, explica o diretor de projetos do Observatório Maximiliano Hahn Dalla Porta.

O evento está sendo realizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), o Governo da Espanha por meio do Ministério do Interior, AEC (Associação Espanhola de Rodovias) e a Associação Argentina de Rodovias.

Veja o programa na íntegra: 

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.