O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem a Espanha e Portugal
O Instituto Vial Ibero-Americano e a Asociación Española de la Carretera realizam hoje (20) e amanhã (21), o V InterCISEV – Congreso Ibero-Americano de Seguridad Vial. O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem como a Espanha e Portugal, e tem como tema "Nuevos horizontes para la seguridad vial”. O evento conta com a participação professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
O Congresso destaca o papel das Administrações Públicas na necessária e urgente mudança para a redução no número de sinistros de trânsito envolvendo os países em questão, o papel que também desempenham as entidades internacionais e as organizações sem fins lucrativos, o papel desempenhado pelas empresas e o papel liderado pelos centros de investigação constituem as quatro linhas temáticas principais do V InterCISEV.
Especialistas de diversos países da área de influência do congresso falarão sobre durante os dois dias de evento, oferecendo um olhar crítico e soluções para o futuro em consonância com a Nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030) das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em sua participação, o professor no Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, apresentou a metodologia de Estabelecimento de Metas para a Redução de Sinistros Viários em Municípios Brasileiros. Trabalho desenvolvido na parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR.
Durante a apresentação da metodologia, Tiago Bastos, destacou dados referentes ao cenário nacional de óbitos causados por sinistros de trânsito na última década e destacou a necessidade de se pensar uma metodologia capaz de se implementar em regiões e municípios considerando suas diversidades e necessidades.
Assista (apresentação do professor Jorge Tiago Bastos a partir de 1:30:00):
[vc_video link="https://youtu.be/4uvSaVUPBlE"]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.