O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem a Espanha e Portugal
O Instituto Vial Ibero-Americano e a Asociación Española de la Carretera realizam hoje (20) e amanhã (21), o V InterCISEV – Congreso Ibero-Americano de Seguridad Vial. O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem como a Espanha e Portugal, e tem como tema "Nuevos horizontes para la seguridad vial”. O evento conta com a participação professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
O Congresso destaca o papel das Administrações Públicas na necessária e urgente mudança para a redução no número de sinistros de trânsito envolvendo os países em questão, o papel que também desempenham as entidades internacionais e as organizações sem fins lucrativos, o papel desempenhado pelas empresas e o papel liderado pelos centros de investigação constituem as quatro linhas temáticas principais do V InterCISEV.
Especialistas de diversos países da área de influência do congresso falarão sobre durante os dois dias de evento, oferecendo um olhar crítico e soluções para o futuro em consonância com a Nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030) das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em sua participação, o professor no Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, apresentou a metodologia de Estabelecimento de Metas para a Redução de Sinistros Viários em Municípios Brasileiros. Trabalho desenvolvido na parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR.
Durante a apresentação da metodologia, Tiago Bastos, destacou dados referentes ao cenário nacional de óbitos causados por sinistros de trânsito na última década e destacou a necessidade de se pensar uma metodologia capaz de se implementar em regiões e municípios considerando suas diversidades e necessidades.
Assista (apresentação do professor Jorge Tiago Bastos a partir de 1:30:00):
[vc_video link="https://youtu.be/4uvSaVUPBlE"]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.