O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem a Espanha e Portugal
O Instituto Vial Ibero-Americano e a Asociación Española de la Carretera realizam hoje (20) e amanhã (21), o V InterCISEV – Congreso Ibero-Americano de Seguridad Vial. O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem como a Espanha e Portugal, e tem como tema "Nuevos horizontes para la seguridad vial”. O evento conta com a participação professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
O Congresso destaca o papel das Administrações Públicas na necessária e urgente mudança para a redução no número de sinistros de trânsito envolvendo os países em questão, o papel que também desempenham as entidades internacionais e as organizações sem fins lucrativos, o papel desempenhado pelas empresas e o papel liderado pelos centros de investigação constituem as quatro linhas temáticas principais do V InterCISEV.
Especialistas de diversos países da área de influência do congresso falarão sobre durante os dois dias de evento, oferecendo um olhar crítico e soluções para o futuro em consonância com a Nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030) das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em sua participação, o professor no Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, apresentou a metodologia de Estabelecimento de Metas para a Redução de Sinistros Viários em Municípios Brasileiros. Trabalho desenvolvido na parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR.
Durante a apresentação da metodologia, Tiago Bastos, destacou dados referentes ao cenário nacional de óbitos causados por sinistros de trânsito na última década e destacou a necessidade de se pensar uma metodologia capaz de se implementar em regiões e municípios considerando suas diversidades e necessidades.
Assista (apresentação do professor Jorge Tiago Bastos a partir de 1:30:00):
[vc_video link="https://youtu.be/4uvSaVUPBlE"]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.