Matérias

OBSERVATÓRIO MINISTRA PALESTRA NO V INTERCISEV – CONGRESO IBERO-AMERICANO DE SEGURIDAD VIAL

Escrito por Portal ONSV

20 DEZ 2022 - 17H39

O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem a Espanha e Portugal

O Instituto Vial Ibero-Americano e a Asociación Española de la Carretera realizam hoje (20) e amanhã (21), o V InterCISEV – Congreso Ibero-Americano de Seguridad Vial. O congresso promove debates técnicos sobre o grave problema de falta de segurança viária que atinge a região latino-americana, bem como a Espanha e Portugal, e tem como tema "Nuevos horizontes para la seguridad vial”. O evento conta com a participação professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.

O Congresso destaca o papel das Administrações Públicas na necessária e urgente mudança para a redução no número de sinistros de trânsito envolvendo os países em questão, o papel que também desempenham as entidades internacionais e as organizações sem fins lucrativos, o papel desempenhado pelas empresas e o papel liderado pelos centros de investigação constituem as quatro linhas temáticas principais do V InterCISEV.

Especialistas de diversos países da área de influência do congresso falarão sobre durante os dois dias de evento, oferecendo um olhar crítico e soluções para o futuro em consonância com a Nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030) das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em sua participação, o professor no Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, apresentou a metodologia de Estabelecimento de Metas para a Redução de Sinistros Viários em Municípios Brasileiros. Trabalho desenvolvido na parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR.

Durante a apresentação da metodologia, Tiago Bastos, destacou dados referentes ao cenário nacional de óbitos causados por sinistros de trânsito na última década e destacou a necessidade de se pensar uma metodologia capaz de se implementar em regiões e municípios considerando suas diversidades e necessidades.

Assista (apresentação do professor Jorge Tiago Bastos a partir de 1:30:00):

[vc_video link="https://youtu.be/4uvSaVUPBlE"]

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.