Matérias

OBSERVATÓRIO orienta para viagem segura no feriado prolongado

Escrito por Portal ONSV

09 NOV 2016 - 09H56

"dicas-dirigir"

Não usar celular ao volante, fazer revisão no veículo, não beber e dirigir, programar paradas, usar cinto e acender os faróis na estrada durante o dia são algumas das dicas

Depois de vários meses de trabalho praticamente ininterrupto, com folgas apenas nos finais de semana, a chegada de um feriado prolongado, daqueles que dá tempo suficiente para viagens mais tranquilas está próxima. Na quarta-feira, 15 de novembro, o Brasil celebra a Proclamação da República.

E os brasileiros, em boa parte, iniciam a viagem de descanso para o litoral ou interior, na sexta-feira anterior: dia 11 de novembro. Como ocorrem sempre nessas ocasiões, é esperado grande movimento nas rodovias do país. Portanto, preparar-se para a viagem, para os congestionamentos, faz parte da tarefa dos que pretendem, de fato, viajar com tranquilidade e segurança.

Para contribuir com a viagem segura, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - ONSV dá algumas dicas aos que pretendem viajar, com a expectativa de que o feriado prolongado seja realmente satisfatório:

–  Antes de  pegar a estrada, seu veículo deve passar por uma revisão. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo;

–  No caso de a viagem for longa, programadas antecipadamente as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. Se houver lentidão no tráfego ou congestionamento, lembre-se: nunca circule pelos acostamentos; esses locais são para serem usados apenas em situações de  emergência;

– Redobre sua atenção na estrada; respeite a sinalização e trafegue sempre em velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.

– Não esqueça que trafegar com faróis acesos mesmo durante o dia em estradas é questão de segurança, já que permite que seu veículo fique mais visível aos outros motoristas. E que, além disso, agora é lei.

– Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;

– Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.

Vale ressaltar, também, que você deve respeitar as proibições de bebida e uso do celular ao volante, use o cinto de segurança e faça todos usarem (inclusive os que estão no banco traseiro), além de ficar atento aos dispositivos de segurança para as crianças como as cadeirinhas e assentos de elevação. Lembre-se também que criança menor de 10 anos de idade deve viajar no banco traseiro.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.