Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.
A 2ª edição do evento reúne líderes do setor, especialistas em sustentabilidade, agentes reguladores e o mercado financeiro para discutir estratégias e melhores práticas para uma indústria competitiva e sustentável, reforçando os compromissos do setor com a descarbonização, a transição energética justa e às metas do Acordo de Paris.
Em sua apresentação, Ramalho ressaltou o quanto o programa Laço Amarelo é alinhado com as boas práticas do ESG, alinhado exclusivamente com a segurança viária, educação para o trânsito e mobilidade humana. Durante todo o evento, a diretoria do IBP demonstrou apoio ao Movimento Maio Amarelo carregando o Laço Amarelo em suas roupas. Ramalho convidou as empresas e municípios presentes a integrarem a rede Laço Amarelo.
Ainda durante o primeiro dia do evento, serão abordados temas como o conceito da transição energética justa, desenvolvimento socioeconômico da margem equatorial, competitividade da indústria brasileira e a sinalização da COP 28 para o setor global de óleo e gás, entre outros temas. Já o segundo dia trará um enfoque maior em governança com uma visão sobre responsabilidade civil dos administradores, valor de ativos fósseis, nova geração de combustíveis renováveis, precificação de carbono e a Missão 1.5 do governo brasileiro no caminho para Belém.
Autoridades, líderes e especialistas do setor estarão presentes na programação do evento, entre eles: Roberto Ardenghy (Presidente do IBP), Jorge Viana (Presidente da Apex Brasil), Lucas Padilha (Coordenador de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Rio G20), Maria Helena Guarezi (Secretária Executiva do Ministério das Mulheres), Marcelo Thomé da Silva de Almeida (Diretor do Instituto Amazônia+21), Raphael Moura (Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente da ANP), Daniela Gurgel (Public Affairs do OBSERVATÓRIO) e de Maicon de Paula, Observador Certificado do Rio de Janeiro.
1/13
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.